Esportes

Usipa estreia contra o América-MG

IPATINGA – A Usipa é a única agremiação do Vale do Aço que está na elite do Campeonato Mineiro 2017 Infantil e Juvenil. O pontapé inicial será no sábado (29) contra o América-MG, no Centro de Treinamento de Santa Luzia, região Metropolitana de BH. A categoria Sub-15 jogará às 9h, já a Sub-17 entrará a campo às 11h.
Nesta temporada, o campeonato está com um novo regulamento e contará com 15 equipes, dividas em três grupos (cada um com cinco). Os clubes enfrentam os times de outras chaves e dessa forma não haverá confrontos diretos dentro do grupo. Por exemplo: a Usipa está no grupo A e jogará apenas contra os adversários dos grupos B e C. Os tricolores farão dez jogos únicos – metade em casa e o restante fora.
“É uma situação que a gente não pode tropeçar. São 10 jogos, ou seja, 10 decisões. Vamos tirar o melhor do regulamento e fazer com que o mérito da classificação seja nosso”, afirma Welmo Moura, técnico do time Sub-17.

ESTREIA

A maioria dos atletas da categoria Infantil irá estrear na competição. Segundo o técnico Elder Euler dos Santos, o ponto forte do Sub-15 é o conjunto. Todos estão empenhados, treinando bem e com uma boa expectativa para a competição. “Para um garoto isso é uma grande responsabilidade. Eles sofrem pressão desde cedo e têm um grande compromisso. É preciso mostrar resultado até para a família. Muitos encaram o futebol como uma profissão e não somente lazer”, conta o técnico da categoria.

AJUSTES
Neste momento, a parte física e técnica já foi toda desenvolvida. A parte tática já está nos seus ajustes finais. “O Campeonato Mineiro exige um alto nível dos atletas em ambas as categorias. Ele é uma competição bem diferente da nossa realidade regional e não se resume apenas na parte física, mas também na parte psicológica, devido ao grau de dificuldade”, destaca Welmo.

JORNADA

Os primeiros passos dos usipenses para a estreia na competição, marcados por um momento de integração e readaptação ao ritmo de treino, foram dados em janeiro. De lá pra cá, o Departamento de Futebol da Usipa avaliou fisicamente todos os jogadores e, a partir dessa atividade, traçou o planejamento de desenvolvimento técnico, tático e físico. Além disso, nesse processo preparatório, o clube realizou a avaliação técnica, que contou com três fases eliminatórias, objetivando a captação de novos talentos. Dessa forma, os participantes que apresentaram o melhor desempenho foram integrados ao grupo tricolor.
Durante a pré-temporada foram realizados vários jogos treinos e amistosos. A categoria Juvenil disputou nove partidas, venceu sete e empatou duas. Já a Sub-15, entrou em campo três vezes, empatou uma e saiu vitoriosa nas outras duas oportunidades.
“Os atletas precisam estar confiantes, convictos e seguros de que o trabalho foi desenvolvido para fazer um bom jogo. A forma de transmitir isso para os jogadores tem que ser tranquila, amenizando a pressão da estreia. Principalmente por estarmos estreando com uma equipe favorita ao título, o América-MG”, destaca o coordenador de Futebol da Usipa, Dalton Pinheiro.

Futebol usipense: estrutura,
tradição e desenvolvimento

Ao longo dos anos, a comissão técnica do clube desenvolveu um método de orientação pedagógica no treinamento, especificando cada categoria. Nas classes iniciais são enfatizados os aspectos técnicos e coordenativos, além de noções de posicionamento. Já no Infantil e Juvenil, os jogadores têm a capacidade mais fácil de compreensão de variações táticas, que são aplicadas às experiências de jogos obtidas das categorias anteriores.
“Aqui na Usipa é maravilhoso! Eu me sinto em casa. Temos treinadores competentes e com grande experiência e formação profissional. O método de treino é excelente, a comissão técnica trabalha muito para evoluirmos ainda mais o nosso futebol”, enaltece o meio-campo e camisa 10 da equipe Sub-15, Vicente César.
A Usipa é um clube formador. O futebol usipense tem a tradição de ser uma equipe técnica, desde as categorias iniciais. A saída de bola não consiste no “chutão” para o meio-campo e sim, na valorização da troca de passes. Essa característica é associada a uma grande estrutura, com gramados bem cuidados e campos devidamente dimensionados aos padrões da FIFA.
Os atletas das categorias Sub-15 e Sub-17 estão inseridos no Projeto Ecomov/Futebol Ano I, aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo de Minas Gerais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com