Opinião

Uma meta importante para uma sociedade em constante mudança

(*) Wanderson R. Monteiro

A sociedade brasileira tem mudado muito nos últimos anos, com muitas transformações e avanços tecnológicos que alteraram completamente a maneira de como as pessoas vivem, trabalham e se comunicam hoje em dia. Essas mudanças ocorreram gradualmente, devagar, mas quando comparadas com a sociedade brasileira do fim do século passado, podemos notar uma diferença enorme. A tecnologia foi uma das principais responsáveis por essa mudança, de maneira que podemos ver que hoje em dia os smartphones e computadores estão nas mãos de grande parte da população, e isso tem gerado inúmeras soluções úteis para o melhor desenvolvimento da vida das pessoas e, consequentemente, da sociedade em geral.

E, mesmo que essas mudanças tenham ocorrido lentamente, ao analisarmos a sociedade brasileira do fim do século passado e compararmos com a atual, veremos que essas mudanças geraram um abismo entre essas duas culturas, separadas por tão poucos anos, de maneira que, se olharmos para a sociedade brasileira de alguns anos atrás e a compararmos com a atual, será fácil notar as enormes mudanças.

Incontáveis foram as transformações ocorridas nesse período, muitas delas imensamente úteis e inegavelmente boas para toda a população, das quais, podemos destacar o avanço tecnológico, tão útil para a vida de nossa sociedade atual, estando nas mãos de grande parte da população, e também nos laboratórios e grandes centros de pesquisas, sendo tais tecnologias utilizadas na busca e desenvolvimento de inúmeras soluções úteis para o melhor desenvolvimento e preservação da vida, e da sociedade em geral.

No entanto, essas mudanças também trouxeram consigo alguns desafios e preocupações que precisam ser levados em consideração. O avanço tecnológico trouxe muitos benefícios, mas também gerou uma crescente dependência de dispositivos eletrônicos. Vimos nascer uma nova geração de crianças e jovens, nativos digitais que, infelizmente, muitas vezes estão mais conectados com a tecnologia do que com o mundo real. Isso tem gerado preocupações em relação à saúde mental e ao desenvolvimento social desses indivíduos, sendo algo que precisa ser abordado e considerado com mais atenção.

Apesar desses avanços, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados por todos nós. A desigualdade, por exemplo, continua sendo uma questão crítica, onde muitas pessoas não têm acesso a serviços básicos de saúde e educação, muito menos aos artigos tecnológicos aqui citados.

Particularmente, acredito que seja muito importante que a sociedade brasileira continue crescendo e se desenvolvendo em relação aos avanços tecnológicos e culturais, mas também é fundamental que sejam tomadas medidas para enfrentar os desafios que surgem ao longo desse processo. Isso envolve ações tanto do governo quanto de toda a sociedade, incluindo aí investimentos em infraestrutura e programas sociais para reduzir a desigualdade, para que todos possam ter acesso aos possíveis avanços, e também medidas para combater a corrupção e aumentar a transparência nas instituições públicas, que tanto tem impedido e atrasado o avanço de nosso país em toda e qualquer direção.

Acredito que todos podemos concordar que a sociedade brasileira tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, algumas positivas e outras nem tão positivas assim, podendo nos trazer transtornos e grandes problemas. No entanto, é importante que continuemos a avançar em direção a um futuro melhor, mais justo, e mais próspero para todos os brasileiros. Isso exige esforços contínuos e colaboração entre todos os setores de nossa sociedade, mas, acredito eu, que essa seja uma meta que vale a pena perseguir, na tentativa de fazer com que o nosso país se torne um pouco melhor para todos nós.

(*) Wanderson R. Monteiro é bacharel em Teologia, graduando em Pedagogia. Coautor de 4 livros e vencedor de três prêmios literários.

(dudu.slimpac2017@hotmail.com)

São Sebastião do Anta – MG

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com