Cidades

UBSs de Fabriciano combatem tabagismo

FABRICIANO – Todas as unidades básicas de saúde da rede pública em Coronel Fabriciano estão de portas abertas a quem quer parar de fumar. Nesta terça-feira, dia 31 de maio, dia em que se comemora o Dia Mundial sem Tabaco, as unidades realizaram palestras e ações com a comunidade para divulgar o programa antitabagismo do município e convencer mais pessoas a abandonar o vício.

Atualmente sete grupos de enfrentamento ao vício estão em ação com 48 pessoas matriculadas. A terapia em grupo inclui a entrega gratuita de medicamentos fornecidos pelo Ministério da saúde e apoio de uma equipe multiprofissional, que conta com médicos, enfermeiros e psicólogos. As reuniões são semanais no primeiro mês, quinzenais no segundo mês e mensais do terceiro ao sexto mês.

“Quem não consegue parar, pode se inscrever novamente e tentar quantas vezes for preciso. Nosso objetivo é auxiliar a pessoa a eliminar o vício com terapia, apoio emocional e médico e a medicação. Aqui a pessoa se sente acolhida, o que é um diferencial, pois muita gente tenta parar sozinha e não consegue, aí vem a frustração e ela desiste. Nos nossos grupos o fumante é incentivado a seguir em frente e nós estaremos ao lado dele”, afirma Luanna Valentin, enfermeira e referência técnica da Secretaria de Governança da Saúde.

Para participar do Programa de Controle do Tabagismo do município basta comparecer a uma unidade de saúde e se inscrever. Todo o atendimento é gratuito.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com