Cidades

Timóteo tem 5,8 mil notificações da doença

O último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) apontou que 6,2% das residências de Timóteo apresentaram focos da dengue

TIMÓTEO – A Prefeitura Municipal divulgou nesta terça-feira (9) o balanço semanal dos casos de dengue notificados no município pelas unidades de saúde. Segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica (Viep), 5.847 pessoas já foram diagnosticadas com suspeita da doença no ano de 2013. Os números, embora altos, não desanimam as autoridades de saúde do município, pois a média de notificações, que era de 800 casos por semana, caiu para cerca de 150 casos semanais.

Por causa do alto número de casos no início do ano e da necessidade de ações de intenso combate à epidemia, o município mantém o Estado de Emergência, decretado há dois meses pelo prefeito Keisson Drumond. Entre as ações contigenciais de combate à dengue estão a recomposição do quadro de agentes de endemias, mutirões de limpeza, aplicação de fumacê e campanhas de conscienticação.

FOCOS
Ainda assim, o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) apontou que 6,2% das residências de Timóteo apresentaram focos da dengue, o que pode desencadear novo aumento no número de casos. O valor é seis vezes maior que o preconizado pelo Ministério da Saúde, que determina como 1% o nível tido como aceitável.

Por isso, o município prepara novas ações para evitar o aumento da população de mosquitos Aedes aegypti e ações de conscientização e combate aos focos. Uma campanha e ações dos agentes de endemias devem tomar forma na próxima semana. “Estamos atentos à situação da dengue. Os casos não estão aumentando por que estamos agindo”, justificou o secretário de Saúde, Ricardo Araújo.

BAIRROS
O local mais crítico da epidemia de dengue no município, desde o início, é o distrito de Cachoeira do Vale, com 510 notificações. No entanto, a média de casos no bairro é inferior aos casos semanais registrados no bairro Recanto Verde, que já tem 508 casos notificados. Em ambos os bairros, o LIRAa tem valor elevado. No Recanto, o LIRA é de 3,7% e no Cachoeira do Vale, 2,1%.
Outros locais críticos, pelos números da Viep, são os bairros Primavera, com 426 casos e índice de infestação de 6,9%; e Ana Rita, com 390 casos notificados e focos encontrados em 10,3% das casas.


Ocupação do Limoeiro será monitorada

Um dos pontos mais preocupantes do município quanto aos focos de dengue encontrados pelo último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) é a área conhecida como ocupação do Limoeiro. Segundo o LIRA, três em cada quatro casas – 75% – apresentaram focos do mosquito da dengue.

No último sábado (6), a Prefeitura realizou um mutirão de limpeza no local, com a presença de mais de 30 agentes de endemias, além de um caminhão da Secretaria de Obras para recolher o lixo. Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Eunice Silva da Silveira, todas as 140 residências da ocupação foram vistoriadas.

Ela ressaltou que, pelo fato de o local não ter uma boa infraestrutura em saneamento, há a necessidade de um trabalho contínuo de monitoramento e visitas. Eunice informou que além do trabalho de remoção mecânica de larvas e aplicação de larvicidas em reservatórios, houve a aplicação de inseticida no local pelo caminhão fumacê, que circulou pelo local há cerca de 10 dias.

A demanda por cuidados, relembra Eunice, é a todo instante. “Como ponto inicial, as ações de mutirão e fumacê foram bastante positivas. Fomos muito bem recebidos pelos moradores. Agora é a vez deles de não deixarem os focos voltarem”, alertou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com