Cidades

Suspensão da cobrança de IPTU pode comprometer educação, alerta SindUTE

IPATINGA – O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE), Subsede de Ipatinga, levantou a preocupação com a possibilidade de queda nos investimentos na educação municipal, diante da decisão da Prefeitura de Ipatinga de suspender a cobrança das guias de IPTU. A cobrança das guias foi suspensa depois que a população reagiu com indignação aos altos valores cobrados dos munícipes. Conforme a previsão contitucional, 25% do orçamento do município deve ser destinado ao setor educacional. A previsão orçamentária para o município de Ipatinga este ano é de mais de R$ 1 bilhão.

FALTA DE CLAREZA

O SindUTE destaca que a maior parte da receita própria de Ipatinga vem do IPTU, mas com a suspensação para reavaliação dos valores e sem previsão de retomada da cobrança ao longo do ano, o setor da educação pode ser duramente atingido. “A falta de clareza na diretriz política do governo municipal acaba prejudicando a população de uma forma ou de outra. Seja pagando um preço alto e injusto em tributos ou deixando de ter um serviço educacional de qualidade por falta de investimentos. Estes limites gerenciais são as verdadeiras incongruências que a administração de Ipatinga precisa sanar”, afirma o Sindicato.

PRAZO INDEFINIDO

Segundo o prefeito Gustavo Nunes todas as cobranças relativas ao IPTU 2022, estão suspensas até que todas as correções em relação aos valores sejam apuradas com exatidão. “Após esse processo, as novas guias serão encaminhadas aos municípes”, disse o prefeito, sem prever datas.

O Procurador municipal, Theóphilo de Araújo, também não previu data para a retomada da cobrança. “Vamos fazer uma revisão dos valores da tributação dos imóveis onde a empresa atuou. Após essa revisão, serão estipuladas novas datas de vencimento das guias, seja para pagamento à vista ou em parcelas”, sublinhou o Procurador.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com