Cidades

Creches voltam a funcionar na próxima segunda-feira

O secretário de Educação, Amaury Gonçalves, reunido com representantes do Sintibref e com a Comissão dos empregados das creches    (Crédito: José Barbosa-ACS/PMI)

IPATINGA
– Após 43 dias de paralisação, as creches conveniadas à Prefeitura de Ipatinga retomarão os atendimentos às crianças na próxima segunda-feira (17). A decisão é fruto de um acordo feito pela Comissão dos Empregados das Creches e representantes do Sindicato dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas do Estado de Minas Gerais (Sintibref) com o secretário municipal de Educação, Amaury Gonçalves, na manhã de ontem (13).
O representante do governo Robson Gomes (PPS) se comprometeu a pagar em dia as parcelas dos convênios, que chegaram a ficar atrasadas por até 60 dias. O encaminhamento da reunião desta quinta-feira foi acordado com a categoria durante assembleia realizada na quarta (12).
Segundo Viviane Araújo, coordenadora regional do Sintibref, nesta sexta-feira as funcionárias vão fazer um mutirão de limpeza e a preparação dos materiais pedagógicos para receber as crianças na segunda.
“O secretário nos garantiu que até 30 de setembro pagará a parcela de agosto, e a parcela de setembro, no dia 4 de outubro. A promessa consta na ata da reunião que vamos apresentar à categoria durante uma nova assembleia”, explicou.

PAGAMENTO
Isabel Sena, representante da creche do Bela Vista, comentou que nesta semana foi feito o pagamento da parcela de julho, que estava em atraso. Mas ela contou que outras entidades possuem pagamentos pendentes referente ao mês de junho.
“Estamos confiando mais uma vez na palavra da Prefeitura. Isso tem que ficar bem claro para os pais e sociedade. Temos ainda outro problema a resolver, que são os juros dos encargos trabalhistas que ficaram sem pagar devido aos atrasos. Por serem altos, não podemos arcar sozinhos. A culpa pelo atraso é da Administração Municipal”, alegou.
Antes do reinício dos atendimentos na área da educação infantil, a direção das creches vai promover no Parque Ipanema um ato público no próximo domingo (16). O intuito é mostrar para a comunidade a qualidade do trabalho feito pelas instituições e a retomada das atividades.
“Queremos que as pessoas entendam que o trabalho feito nas creches é de excelência. Fizemos curso superior e temos preparação para atender as crianças. Se paramos foi por não haver condições financeiras”, revelou.

INVESTIMENTOS
O secretário municipal de Educação, Amaury Gonçalves, enfatiza que, apesar da queda de receita, a administração municipal vai investir R$ 19 milhões, somente em Educação Infantil, orçados para este ano. “Hoje estamos com a parcela do mês de setembro atrasada e estamos buscando acertar esse débito assim que possível, dependendo da disponibilidade de caixa. Nosso objetivo principal é que as crianças possam retornar às creches e que todas sejam atendidas”, ressalta.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com