Cidades

Shopping do Vale vai à Câmara explicar expansão

Shopping do Vale enviou três representantes ao encontro para sanar as dúvidas em relação ao projeto    (Crédito: André Almeida)


IPATINGA
– A expansão do Shopping do Vale do Aço foi tema de audiência pública realizada na última terça-feira (30) no plenário da Câmara de Ipatinga. O assunto vem sendo alvo de polêmica desde o início de outubro, quando o projeto de aumento do centro de compras foi barrado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), que o avaliou como “inconsistente”.
O Shopping enviou três representantes para a audiência com o intuito de sanar as dúvidas com relação ao empreendimento: o superintendente Washington Luiz Pimenta, o coordenador geral da expansão, o engenheiro Marcelo Couri e o advogado Luiz Carlos de Oliveira, que faz parte do setor jurídico do centro de compras.
Além deles, representantes das empresas envolvidas na expansão e até funcionários do Shopping compareceram. A audiência foi pedida pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) regional Ipatinga, representada no ato por Cláudio Marconi, que também responde pelo Sindicato dos Comerciários de Ipatinga (Seci) e faz parte da atual gestão do Codema.
Entre os motivos da realização da reunião estavam pontos do projeto que geraram dúvidas entre dos solicitantes. A falta de planos de acessibilidade e mobilidade durante as obras e o estudo mais detalhado do impacto que a expansão irá gerar na área ao redor são alguns exemplos.
O vereador Dário Teixeira (PT) questionou o que será feito com os taxistas que trabalham na saída do Shopping e também pediu um acesso mais facilitado para os que vêm de ônibus e precisam atravessar a rodovia sentido Horto.
Marcelo Couri, da Intermall, empresa que fez o plano para o Shopping do Vale, disse que o projeto atendeu aos parâmetros legais definidos pela Prefeitura e apresentou os documentos e estudos solicitados pelo Governo. “O projeto foi protocolado com todos os impactos, todas as solicitações previstas em lei, explicando os impactos de vizinhança, estudo de trânsito e outras prerrogativas para esse tipo de projeto”, disse.
No entanto, a reclamação do Codema foi que o documento completo não chegou às mãos do conselho, cujo objetivo é garantir o cumprimento das normas de proteção, conservação e melhoria do meio ambiente. Por esse motivo, o órgão enviou na última segunda-feira (29) um ofício ao Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, solicitando alterações no projeto.
Porém, os representantes do Conselho se mostraram satisfeitos com a explanação feita durante a audiência pelo engenheiro. O vice-presidente da entidade, Francisco Santiago, esclareceu a apresentação dos representantes do Shopping do Vale e forneceu mais informações aos conselheiros. “Antes, poucas páginas foram entregues para serem deliberadas”, disse.

EXPANSÃO
De acordo com Marcelo Couri, a expansão é fruto de uma pesquisa de mercado que detectou a necessidade do projeto desde o ano de 2004, tanto por parte dos frequentadores quanto de grandes empresas varejistas que necessitam de espaços mais amplos para funcionar.
Será a terceira vez que o shopping irá passar por obras de aumento. O empreendimento conta hoje com 97 lojas e, com o incremento, passará a ter 227 lojas, além de mais uma sala de cinema. As 1.035 vagas de estacionamento serão ampliadas para 1.716, sendo 610 cobertas. A área construída será de 68 mil metros quadrados, 20 mil metros a mais que atualmente. Uma torre de 18 andares será erguida com o objetivo de abrigar salas de escritório ou até mesmo um hotel. A obra está sendo avaliada em R$ 200 milhões.

Atuação de secretária da Sesuma é questionada
Ipatinga
– A secretária de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Cláudia Brum, foi acusada pelo ex-candidato a vereador Edinho Ferramenta (PSC) e pela advogada Érica Portela de improbidade administrativa. Segundo os dois, Cláudia é diretora da empresa que trabalhou na parte ambiental do projeto de expansão do Shopping do Vale: a Solução Ambiental. Segundo os denunciantes, ela teria usado da influência de seu cargo para aprovar o projeto sem ressalvas na Prefeitura.
A reportagem telefonou para Cláudia Brum que disse que “não responde pela empresa desde que assumiu o cargo de secretária” no Governo Robson.
Porém, funcionários da Solução Ambiental confirmaram à reportagem vínculo da secretária com a empresa de consultoria ambiental. Inclusive, sua enteada – que pertence à diretoria da Solução Ambiental – assina os laudos do projeto que dizem respeito à questão ambiental, sendo considerada a responsável técnica.
Logo após o contato da reportagem com Cláudia Brum, a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ipatinga enviou e-mail à redação agendando entrevista coletiva com a secretária nesta quinta-feira, às 10h.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com