Cidades

Seminário promove Diálogos pelo Rio Doce

Cerca de 300 jovens se reúnem em Ipatinga para planejar um futuro diferente

IPATINGA – Neste sábado (02), Ipatinga vai receber jovens de 18 municípios da região para o seminário “Ambientar: Diálogos pelo Rio Doce”. Trata-se do primeiro grande encontro coletivo do projeto Pulsar Jovem Pelo Rio Doce, realizado pela Fundação Geral Perlingeiro Abreu (FGPA). O evento faz parte das ações do Ciclo II do Programa de Educação para a Revitalização da Bacia do Rio Doce, desenvolvido pela Fundação Renova e que vai beneficiar 33 municípios em Minas Gerais com a formação de jovens lideranças.

VIVÊNCIA

Os objetivos deste seminário são o de promover diálogos sobre experiências vivenciadas na Bacia do Rio Doce; despertar talentos e promover compartilhamento de experiências, saberes e perspectivas das juventudes. Além de ampliar as percepções sobre desafios e oportunidades nas questões socioambientais na contemporaneidade.

CONVIDADOS

Para debater estas questões com os participantes do projeto foram convidados especialistas da área ambiental que vão participar de rodas de conversa com os jovens, estimulando o interesse entre eles para este tema. São eles: Marli Ribeiro (pedagoga, contadora de histórias e educadora ambiental, com mais de 30 anos de experiência comprovada em projetos, entre eles o projeto Xerimbabo); Cláudia Diniz (bióloga do Centro de Biodiversidade da USIPA e coordenadora do Projeto Xerimbabo de Educação Ambiental da USIMINAS de 1998 a 2023); Alice Arantes Carneiro (bióloga, mestre em avaliação e mitigação de impactos ambientais e professora no Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais – Unileste) e Maurício Ferreira (pedagogo, mestre em gestão e auditoria ambiental).

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

A expectativa para este seminário é grande por parte da coordenação do projeto Pulsar Jovem Pelo Rio Doce e uma logística especial foi montada para reunir os jovens neste sábado em Ipatinga. Mário Taniguchi, um dos coordenadores, afirma que a conscientização ambiental dos jovens é um ponto importante a ser levantado amanhã. “O que nós pretendemos com esse encontro é que esses jovens tenham a visão mais ampliada a respeito dos grandes desafios e problemas socioambientais da atualidade, especialmente focando nas questões relacionadas à revitalização da bacia do Rio Doce. Mas, queremos também que eles possam interagir e se integrar a fazer uma grande rede de Juventude em prol dessa causa ambiental”, afirmou.

CIDADES

Neste primeiro seminário vão participar jovens das cidades de Belo Oriente, Bom Jesus Galho, Bugre, Córrego Novo, Dionísio, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Marliéria, Naque, Pingo d’Água, Raul Soares, Rio Casca, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros e Timóteo.

O PROJETO

O projeto Pulsar Jovem pelo Rio Doce terá 13 meses de duração em um processo formativo com carga horária de 300 horas. A primeira etapa consta de um curso de formação, com carga horária de 120 horas, entre encontros, oficinas, seminários presenciais e atividades virtuais ou assíncronas.

Já o segundo momento é voltado para a capacitação dos jovens na elaboração de projeto socioambiental. Nessa fase, os jovens fazem a redação de uma proposta de projeto, condizente com a realidade e as necessidades sociais e ambientais de sua região. A implementação dos projetos será feita na terceira fase, quando os participantes recebem acompanhamento e mentoria dos educadores da FGPA e recursos provenientes da Fundação Renova para a efetivação dos projetos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com