Cultura

Seminário de Literatura abre programação do Salão do Livro

O antropólogo e educador Tião Rocha participa da mesa-redonda de abertura do Salão; A escritora, pesquisadora e presidente da Câmara Mineira do Livro, Rosana Mont’Alverne; A mesa será mediada pela escritora Elizete Lisboa, idealizadora do projeto “O livro com duas escritas”

IPATINGA – De 18 e 22 de maio, o Salão do Livro Vale do Aço traz para a Ipatinga e região uma programação cultural diversificada e gratuita. Este ano, excepcionalmente, o evento será uma continuidade da programação da nona edição, com a realização do 1º Seminário de Literatura do Salão do Livro Vale do Aço. O seminário será promovido de 18 a 20 de maio, a partir das 19h, no Teatro do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, com programação voltada para educadores.

MESA-REDONDA

Estruturado em três mesas-redondas, o 1º seminário de Literatura Salão do Livro Vale do Aço vai abordar: o pensar, o ensinar e o fazer. Os debates serão conduzidos por convidados de reconhecimento nacional e internacional, pesquisadores envolvidos no estudo da leitura, das práticas educativas construídas em diálogo com a literatura e da formação do leitor. Os escritores e educadores trazem para as mesas-redondas sua experiência com foco na leitura para discutir o papel da literatura no processo de educação e inclusão do indivíduo na sociedade.

De acordo com a coordenadora do Salão do Livro, Cibele Teixeira, apesar da ampla programação cultural que o evento traz para a região do Vale do Aço todos os anos, a capacitação dos educadores é uma demanda importante quando se pensa em avanços na educação. “O Seminário será um espaço específico para os educadores, onde eles poderão trocar conhecimentos, ideias, sonhos, práticas pedagógicas, se inspirarem e ter contato direto com os convidados para discutir suas necessidades e realidades da sala de aula”, detalha Cibele.

O PENSAR

A abertura do Salão do Livro Vale do Aço será na quarta-feira (18), com a mesa-redonda “O Pensar – A educação/literatura promovem a inclusão?”. Como escritores convidados, o debate terá o antropólogo e educador Tião Rocha e a escritora, pesquisadora e presidente da Câmara Mineira do Livro, Rosana Mont’Alverne. A mesa será mediada pela escritora Elizete Lisboa, idealizadora do projeto “O livro com duas escritas”.

O ENSINAR
No segundo dia do seminário (19), a mesa-redonda “O Ensinar – A formação do profissional da educação” conta com a participação da presidente do Instituto Cultural Goiás Lê Mais e PhD pelo Instituto Federal Goiano, Maria Luiza Bretas Vasconcelos; e do premiado escritor, jornalista e professor universitário Leo Cunha. Neste dia, a consultora literária e curadora do Seminário de Literatura do Salão do Livro Vale do Aço, Heloísa Davino, mediará o debate.

O FAZER
Na sexta-feira (20), será a vez da mesa-redonda “O Fazer – Experiências para o desenvolvimento humano”, que será conduzida pela escritora, contadora de histórias e educadora de música Beatriz Myrrha. Como convidadas, a mesa traz a ilustradora premiada Marilda Castanha e da coordenadora da Divisão de Coleções Especiais da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Eliani Gladyr.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com