Cidades

Sem Ferramenta, Ipatinga perde sua principal estrela política

Morte do ex-prefeito Chico Ferramenta, aos 64 anos, deixa vazio político após carreira meteórica e de sucesso

IPATINGA – O ex-prefeito de Ipatinga Chico Ferramenta faleceu por volta das 12:00 desta terça-feira. Chico estava se tratando de várias complicações de saúde e havia se submetido a traqueostomia e outros procedimentos invasivos nos últimos meses, quando se alternava entre breves altas e internações nas UTIs dos hospitais Márcio Cunha e Hospital Municipal Eliane Martins, onde foi tratado primeiramente. A Prefeitura e Câmara Municipal decretaram luto oficial de três dias.

“Com profunda tristeza e pesar, comunicamos o falecimento do nosso Chico Ferramenta, ocorrido nesta terça-feira (4 de julho), às 12h04, no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga. O velório será realizado no ginásio do Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, no bairro Veneza. O sepultamento será no Cemitério Parque Senhora, em Ipatinga”, informou a família em nota.

Chico se manteve no poder político, alternando entre a atividade parlamentar e executiva de 1986 a 2004, ou seja, por 18 anos, tendo ainda feito seu sucessor na Prefeitura de Ipatinga e contribuído para a eleição de sua esposa Cecília Ferramenta, atual vereadora em Ipatinga e ex-deputada estadual e ex-prefeita da cidade.

O ex-prefeito, ex-deputado estadual e federal, Francisco Carlos Delfino, Chico Ferramenta, nome que herdou da Chapa de Oposição Ferramenta, teve uma carreira política meteórica, sempre no Partido dos Trabalhadores. A ascensão política iniciada nos anos 80 foi rápida, mas, ao contrário de outras que também se esvaem rapidamente, ele se consolidou como uma das principais lideranças políticas de Ipatinga, do Vale do Aço e de Minas Gerais.

Chico como deputado estadual

BIOGRAFIA

Natural de Bom Despacho, onde nasceu em 8 de janeiro de 1959, Chico Ferramenta veio para Ipatinga, ingressando no Centro de Pesquisa da Usiminas, onde atuou de 1979 a 1985 como técnico em Química, especialidade na qual se formou na Escola Técnica Federal de MG (1976-1978).

Nos anos 80 iniciou sua militância no movimento sindical como líder da chapa de oposição Ferramenta. Demitido da siderúrgica por perseguição política, atuou como presidente da CUT regional Vale do Aço e tornou-se um dos principais nomes do Partido dos Trabalhadores na região, elegendo-se deputado estadual em 1986 com uma das maiores votações de um candidato à Assembléia Legislativa. Ferramenta tomou posse em janeiro de 1987 na 11ª Legislatura (1987-1991).

LEGADO

Em 1988 se desincompatibilizou do mandato para disputar a eleição para prefeito de Ipatinga. Foi eleito também com votação recorde. Durante seu primeiro mandato como prefeito, de 1989 a 1992, implantou as principais diretrizes do Partido dos Trabalhadores como a participação popular, o Orçamento Participativo e a inversão de prioridades, que transferiu as principais obras do centro para a periferia da cidade. Sua gestão na época foi responsável pelo saneamento e asfaltamento dos principais bairros periféricos e partes altas da cidade e de obras importantes como a galeria Gerasa.

Em 1993, a população elegeu João Magno de Moura, até então vice de Chico Ferramenta, para sucedê-lo à frente da Prefeitura de Ipatinga. João Magno governou no período de 1993-1996.

Depois de seu o primeiro mandato como prefeito, Chico foi eleito deputado federal pela Legislatura 1995-1999. Novamente interrompeu o mandato parlamentar para se candidatar à Prefeitura de Ipatinga. Foi eleito prefeito e renunciou ao mandato de Deputado Federal, em 1º de janeiro de 1997, para assumir a Prefeitura, que administrou de 1997 a 2000.

Material de campanha das eleições municipais de 1988

Reeleito nas eleições de 2000, Chico Ferramenta governou a cidade até 2004. Em sua trajetória vitoriosa, disputou novamente o pleito em 2008 juntamente que Lene Teixeira que integrava a chapa como candidata a vice-prefeita, venceu as eleições, mas foi impedido de tomar posse por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), abrindo um ciclo de instabilidade política na cidade

A partir daí, esteve presente em diversos outras lutas e conquistas como a campanha vitoriosa de Cecília Ferramenta à Prefeitura de Ipatinga, que governou Ipatinga de 2013 a 2016.

Chico Ferramenta em uma de suas últimas aparições públicas no comício de Lula em Ipatinga, no ano passado

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com