Cidades

São João do Jacutinga realiza “1º Festival Cultural”

CARATINGA – O distrito de São João do Jacutinga será palco neste sábado (09) do lançamento do projeto Praça – O Coração da Comunidade, com a realização do “1º Festival Cultural”. O evento faz parte da revitalização da Praça Dom Pedro II com estrutura para as ações dos diversos eixos do projeto: saúde, educação sócio-ambiental, cultura esporte e lazer.

Na programação do evento está a realização de shows musicais, dança, feira gastronômica com iguarias exclusivas da comunidade – com destaque para os famosos biscoitos de São João do Jacutinga-, artesanato e a apresentação do Projeto Movimente que realizará danças e alongamentos com o público e sorteará brindes. Haverá uma tenda com profissionais da saúde realizando trabalho preventivo com a comunidade, com aferição de pressão arterial e exame de diabetes.

JOVENS E COMUNIDADE

O “Praça, o coração da Comunidade” tem como objetivo transformar a praça Dom Pedro II em um espaço permanente de convívio social, proporcionando saúde, educação, cultura e lazer a partir da revitalização do local com apoio da Prefeitura Municipal de Caratinga e colaboradores, sendo a gestão do espaço físico feita pelo grupo de jovens. O projeto foi selecionado pelo Edital N° 01 de Chamada Interna da FGPA, organizado pelo projeto “Raízes e Asas do Rio Doce” que faz parte do “Programa de Educação para a Revitalização da Bacia do Rio Doce” da Fundação Renova e promove a transformação e o engajamento de jovens como protagonistas em ações socioambientais em 20 municípios. 

BENEFÍCIOS

Com o “Praça, o Coração da Comunidade” que será lançado oficialmente neste sábado com as obras de revitalização da praça D. Pedro II, os jovens quererem mover iniciativas que contribuam para a melhoria na saúde da comunidade; mobilizar a comunidade para desenvolver ações de preservação do meio ambiente; valorizar as expressões culturais locais; promover atividades de esporte e lazer envolvendo todas as faixas etárias da comunidade, além de organizar o desenvolvimento das atividades realizadas na praça.

Em cada município os projetos estimulados pelo Raízes e Asas encontram seus parceiros e em Caratinga o “Praça” tem como apoiadores, além da Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA) – idealizadora do projeto “Raízes e Asas do Rio Doce” e da Fundação Renova, parceira da FGPA, a Prefeitura Municipal com as secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Cultura, Esporte e Lazer e Departamento de Juventudes; Copasa e Polícia Ambiental e as duas escolas da comunidade: E.M. Antônio Martins Teixeira e E. E. Mary Lucca Chaves.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com