Cultura

Salão do Livro e Exposição Através do Z celebram obra de Ziraldo

Familiares do cartunista participaram da abertura do 14° Salão do Livro e lançamento da mostra que homenageia o artista

IPATINGA – O 14º Salão do Livro Vale do Aço abriu suas portas na noite desta terça-feira (23), no Teatro do Centro Cultural Usiminas. Nesta edição, a festa literária traz uma programação cultural em homenagem ao escritor e cartunista Ziraldo, que celebrou 90 anos em 2022. O evento literário vai até domingo (28).

ATRATIVOS

Espetáculos teatrais e musicais, oficinas, contação de histórias, feira de livros, lançamentos de livros e as exposições “Ziraldo Através do Z” e “Ziraldo Cara a Cara” celebram a obra do cartunista. As atividades são gratuitas e abertas ao público. Toda programação está no site www.salaodolivrovaledoaco.com.br.

Cibele Teixeira, realizadora do 14º Salão do Livro

EXPOSIÇÃO

O 14º Salão do Livro Vale do Aço e a exposição “Ziraldo Através do Z” são realizadas com o patrocínio da Usiminas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoio do Instituto Usiminas, do Shopping Vale do Aço, com produção executiva da Base Projetos Especiais.

“Há muito tempo a gente queria homenagear esse artista incrível da forma mais bacana possível, trazendo seu mundo de criação para cá bem ao seu estilo: questionando, provocando, brincando e, se possível, virando tudo de cabeça pra baixo. Conseguimos! Aos 90 anos, Ziraldo representa a alma alegre da cultura brasileira. O Vale do Aço poderá mergulhar no universo do cartunista neste Salão e na exposição”, frisou a realizadora do Salão do Livro Vale do Aço, Cibele Teixeira.

A sobrinha do cartunista e curadora da exposição, Adriana Lins

CURADORIA

A diretora do Instituto Ziraldo e sobrinha do cartunista, Adriana Lins, que assina a curadoria da exposição ao lado do diretor de arte Guto Lins, conta que o Salão do Livro presenteou Ziraldo pelos seus 90 anos de maneira melhor do que a família poderia imaginar. “Celebrar a data com a obra de Ziraldo era um desejo da família e do Instituto. Receber o convite para essa homenagem no Vale do Aço, região vizinha de onde nossa família veio e ainda em um evento literário, foi ainda mais encantador. Que todos possam viajar pela obra de Ziraldo durante o evento e na exposição”, salientou Adriana. A exposição fica em cartaz até 30 de junho, com visitação gratuita.

Criança lê obrade Ziraldo na exposição Ziraldo de A a Z

IRMÃ

Também no palco, a irmã de Ziraldo e mãe de Adriana, dona Santinha, falou sobre a emoção de homenagear a obra do seu irmão. “Representar o Ziraldo em uma festa literária me traz muita emoção. Posso imaginar a alegria que ele estaria sentindo de ver crianças e professores, que ele tanto ama, aqui viajando pelo seu mundo em um encontro como ele sempre gostou tanto de fazer”, comentou dona Santinha.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, destacou a parceria do Salão do Livro com a Usiminas que, desde sua primeira edição, conta com o patrocínio da empresa. “A Usiminas tem uma atuação histórica em responsabilidade social, desde sua fundação, nas localidades onde está presente. Patrocinar a realização do Salão do Livro há tantos anos é, sem dúvida, uma mostra do nosso compromisso com a inclusão, com a democratização do acesso e formação das pessoas por meio dos livros e estímulo à leitura”, salientou.

SERVIÇOS

14° Salão do Livro Vale do Aço

De 23 a 28 de maio de 2023

De quarta a sexta-feira, das 9h às 21h, sábado, das 10h às 21h e domingo, das 10h às 18h.

Exposição Através do Z

23 de maio a 22 de julho

Local: Centro Cultural Usiminas

(Disponibilidade de Intérprete de Libras com agendamento prévio)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com