Cultura

Programa Andanças/AAPT celebra o nascimento de Jesus com teatro, cantata e dança

TIMÓTEO – O Programa Andanças comemorou na última semana o seu Natal, batizado como Momento Novo. O nome foi inspirado no verso “Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar”, recortado de A Vida Verdadeira, poema do escritor das florestas e dos direitos humanos, o amazonense Thiago de Melo.

O evento foi aberto pelo presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo (AAPT), José Maria Gomes, que agradeceu aos membros da entidade e a todos que participaram do evento pela viagem nunca solitária, “pela oportunidade de estarmos sempre juntos”.

Na sequência, Vera Antunes, coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, em sua fala, Vera destacou o compromisso comum da Fundação Aperam Acesita, da Prefeitura de Timóteo e da AAPT em contribuir com a efetivação de políticas públicas voltada ao público idoso. “O Programa desenvolve ações Ele é resultado de parcerias que duram de janeiro a janeiro, focadas na promoção da saúde integral e qualidade de vida das pessoas”.

O vice-prefeito José Vespasiano, o Vespa, destacou a importância dos sentimentos bons que o Natal suscita nas pessoas. “Natal é renovação, é reflexão sobre a importância do nascimento de Jesus e das lições de amor que Ele nos ensinou e precisamos praticar diariamente. Creio no amor e nas ações concretas resultantes desse sentimento do bem. Olhos para os idosos e penso no quanto eles são importantes no processo de construção da história da nossa cidade”.

REPERTÓRIO

A letra da música gravada por Clara Nunes, “Canto das três raças”, foi recitada por integrantes do grupo Andanças. A atração foi seguida pela representação do nascimento de Jesus, com a montagem de um presépio vivo. Toda a programação foi permeada pela interpretação de músicas conhecidas do público pelo Grupo de Seresta Grãos de Sonhos coral do Andanças, como Anunciação, de Alceu Valença; Cálix Bento, de Milton Nascimento, a tradicional Noite Feliz, uma composição de 1818.

Maria Santiago, que participa do projeto Andanças, disse que gostou muito do evento. “Festejamos aqui o trabalho que realizamos ao longo do ano na Associação, onde praticamente moro. Fico mais aqui do que em minha casa”. Helena Felipe Miranda (75), outra participante do Andanças, disse que o Natal Momento Novo foi mais uma oportunidade de sentir o coração dos amigos pulsar junto ao dela. “Depois de uma pandemia, todo mundo já estava com saudade de abraçar os amigos. Este momento é muito rico para nos aproximarmos de todos que caminharam conosco”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com