Cidades

Pesca fechada na Lagoa Silvana para período da Piracema

A medida acontece anualmente para proteger as espécies nativas e evitar a pesca predatória

IPATINGA – O Clube Náutico Alvorada (CNA) restringiu as atividades de pesca em respeito à piracema, período em que diversas espécies de peixes estão em procriação.

“Nessa época, ocorre reprodução dos peixes e os pescadores têm de observar rigorosamente as restrições para a atividade. A Lagoa Silvana faz parte da bacia hidrográfica do Rio Doce, portanto, sujeita-se às restrições previstas na norma ambiental”, explica Wesley Chaves, Gerente de Operações do Clube Náutico Alvorada.

O gerente também chama a atenção para as regras de restrição da pesca desembarcada: “Neste período, fica proibida a pesca embarcada, admitindo-se apenas a pesca de barranco, usando somente linha de mão, caniço e vara com molinete ou carretilha, com iscas artificiais ou naturais. Lembrando que está proibida a utilização de animais aquáticos como iscas. Fica limitado a 5 o número de varas ou caniços por pessoa/licenciado com carteira de pesca amadora. Permitem-se a pesca e o transporte de até 3 kg de peixes mais um exemplar por jornada de pesca. Somente peixes exóticos, alóctones e híbridos podem ser pescados, tais como Tilápia, CD, Piranha, Matrinxã, Tambaqui, Pacu, Piauçu, Pincachara e Tambacu.”

Durante o período de restrição, as rondas internas e a fiscalização da Polícia Militar do Meio Ambiente serão intensificadas para ajudar a coibir a pesca predatória. O major Átila Porto, Comandante da 12ª Companhia de Meio Ambiente da Polícia Militar ainda esclarece: “Nessa época, fica proibida a captura de espécies nativas, ou seja, as espécies que pertencem à bacia hidrográfica do Rio Doce. Capturar peixes nativos nessa época é crime e dá cadeia. Qualquer dúvida, procure a Polícia Militar de Meio Ambiente para saber mais sobre as regras.”

O fechamento acontece em conformidade com a portaria no 155/2011, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), e a restrição permanece até o dia 28 de fevereiro de 2023. Os pescadores amadores devem se atentar às regras e entrar em contato com o CNA para esclarecer todas as dúvidas sobre a pesca nesse período.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com