Cidades

‘Natal Ipatinga Arte e Luz’ tem abertura nesta sexta

Parque Ipanema terá mais uma noite memorável, com espetáculo de luzes, cores e sons. Decoração e eventos festivos são realizados sem custos para o município, com apoio da iniciativa privada

IPATINGA – A abertura do período de celebrações natalinas em Ipatinga, nesta sexta-feira (13), em parceria do poder público municipal com empresas e instituições da iniciativa privada, promete ser mais um evento apoteótico e memorável. Com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas, um grande espetáculo de luzes, cores, música e outras apresentações artístico-culturais será oferecido ao público dentro do ‘Natal Ipatinga Arte e Luz’, a partir das 18h30, no Parque Ipanema.  Entre os pontos altos da programação inaugural dos festejos está a entrega simbólica, pelo prefeito Nardyello Rocha, da chave da cidade ao Papai Noel, a abertura da casa do Bom Velhinho e o acendimento da iluminação especial instalada no principal cartão postal do município.  

Sem custos para o governo municipal, o ‘Natal Ipatinga Arte e Luz’ é realizado pela Prefeitura de Ipatinga junto com o grupo Híbridus Dança e o Governo do Estado de Minas, contando com o apoio de uma série de empresas e instituições como a Fundação São Francisco Xavier, Vale, WR Construtora, Mineirão Atacarejo, Elétrica Mais, Matizes Casa do Artesão, Feirarte e Instituto Usiminas. 

Nada menos do que 270 mil microlâmpadas serão acesas no Parque, num dos momentos mágicos preparados para a noite desta sexta-feira (13). O público presente também poderá desfrutar de um cenário exuberante proporcionado por 2.700 caixas de led, além de 620 metros de neon instalados no entorno da lagoa – o dobro da já impressionante estrutura oferecida no ano passado.  

TRÂNSITO E SEGURANÇA

Por questões de segurança e melhor comodidade do público, o tráfego de veículos na avenida Roberto Burle Marx será interrompido a partir do meio-dia desta sexta-feira, sendo reaberto somente às 18h de domingo (15). Contudo, estarão liberadas 680 vagas de estacionamento, sendo 600 delas no espaço próprio do Ipatingão e outras 80 no pátio junto ao hall de entrada do estádio. Agentes de trânsito estarão no local, realizando um trabalho de orientação e prevenção contra congestionamentos. 

A segurança será reforçada com a presença da Base Comunitária Móvel da Polícia Militar, que deverá permanecer no Parque Ipanema até o dia 5 de fevereiro, período em que as instalações natalinas ainda estarão à disposição para a visitação. 

Nesta sexta-feira, os ipatinguenses já poderão contar também, no Parque Ipanema, com os banheiros do galpão principal. As instalações foram inteiramente reformadas e modernizadas pela Administração municipal. Uma empresa vencedora de licitação realizada pela prefeitura será a responsável pela conservação e manutenção do espaço. Adicionalmente, há ainda banheiros químicos para os frequentadores. 

O ‘Natal Ipatinga Arte e Luz’ começa às 18h30 desta sexta-feira (13) com a apresentação de cantata, no deck da lagoa, por um grande coral formado por alunos da Escola de Música Tenente Osvaldo Machado (TOM), Escola Municipal de Artes Cênicas Antônio Roberto Guarnieri (EMAC) e alunos da rede municipal de ensino. 

A programação natalina no Parque Ipanema continua no sábado (14), também a partir de 18h30, com apresentações do Coral FSFX (Fundação São Francisco Xavier) e Orquestra de Câmara do Vale do Aço. 

A Casinha do Papai Noel permanecerá aberta à visitação do público durante todo o ‘Natal Ipatinga Arte e Luz’, de segunda a sexta-feira, de 14h às 23h, e também nos sábados e domingos, de 9h às 23h. Papai Noel recepcionará os visitantes da Casinha em todo este final de semana, de 19h às 23h, além dos dias 21 e 22 de dezembro, no mesmo horário. 

SEMINALUZ E HÍBRIDUS

Parceiro no ‘Natal Ipatinga Arte e Luz’, o grupo de dança Híbridus tem como missão gerar diálogo com outros segmentos artísticos e criar ambientes de troca, ampliando a visão e espírito crítico da comunidade e valorizando a cultura local. Desde sua origem, o grupo desenvolve ações de cunho artístico-cultural e social em diversas frentes.

Uma de suas iniciativas é o programa “O Palco – Seminaluz”, referência há 12 anos no ensino das artes e técnicas de espetáculos, que através de palestras, debates, oficinas, cursos, produção de espetáculos e intercâmbios promove a formação e o desenvolvimento de profissionais e estudantes de iluminação, áudio, cenografia, cenotecnia e videografismo.

A Mostra Cultural no Parque Ipanema é uma das ações do Seminaluz, que nesta etapa promove a Bolsa de Estudos em iluminação cênica que tem o objetivo de criar espaço de pesquisa e consiste em disponibilizar ajuda de custo para quatro iluminadores, desenvolverem um projeto de iluminação para os espetáculos apresentados no local. 

CELEBRAÇÃO

Empolgado com todo o trabalho preparatório que foi desenvolvido em torno do ‘Natal Ipatinga Arte e Luz’, o prefeito Nardyello Rocha diz estar convencido de que “as ações, sem dúvida alguma, transformarão o Parque Ipanema no maior e mais bonito espaço natalino do Leste de Minas”. 

“Sempre falo que Deus tem olhado com carinho especial para o nosso município – continua o Executivo –, que Ipatinga é a cidade dos milagres. E meu sentimento, uma vez mais, não poderia ser outro senão este nesta ocasião, que é verdadeiramente um momento de celebração. Em um ano tão difícil, em que a maioria das cidades tem deixado de honrar até mesmo pagamento de servidores por falta de dinheiro, Ipatinga tem se mantido de pé e continua avançando em desenvolvimento, mantendo uma credibilidade inabalável. É isto que garante tantas parcerias importantes e nos faz seguir adiante na geração de bem-estar para a população”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com