Cidades

Na Onda Verde, Ipatinga se aproxima de 200 óbitos

Foto: A Onda Verde liberou oficialmente no sábado a reabertura de vários estabelecimentos e segmentos comerciais como bares, academias, parques, feiras e congressos

IPATINGA – A Prefeitura Municipal anunciou na quinta-feira sua inclusão na Onda Verde, o que a coloca entre as cidades mineiras em estágio desacelerado de contaminação (que permaneceram 28 dias na onda amarela, sem voltar atrás), permitindo a abertura de diversos segmentos econômicos que ainda não estavam, contemplados na onda amarela. Embora os casos de infecção pelo novo coronavírus estejam caindo em Ipatinga, neste domingo foi registrado mais um óbito pela Covid-19, aumentando para 198 o total de mortos registrados no município por causa da doença. A vítima foi um homem de 74 anos, morador do bairro Esperança.

Ao anunciar a entrada do município na Onda Verde, o prefeito Nardyello Rocha disse que o avanço na classificação do Plano Minas Consciente é resultado das políticas adotadas para controlar a pandemia na cidade.

Na Onda Verde podem ser abertos espaços públicos e privados que estavam fechados desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março. Cinemas, teatros, salões de festa, bibliotecas, música ao vivo em bares e casas de shows terão suas atividades permitidas.

SEGURANÇA

O prefeito Nardyello Rocha, contudo, pediu calma, afirmando que muitas cidades mineiras já entraram na Onda Verde e voltaram para a onda amarela. “Não adianta abrir tudo, sem critério. Temos de subir degrau por degrau, com sabedoria, sem ‘enfiar o pé na jaca’, senão a gente fica 10 ou 15 dias na Onda Verde e volta pra Onda Amarela”, comentou.

Segundo ele, em função mesmo da instabilidade, as escolas não serão abertas neste momento e a tendência é a continuidade das aulas virtuais até o próximo ano letivo.

Nardyello anunciou ainda que vai convocar uma reunião do Comitê Gestor de Crise para a COVID-19 na segunda-feira e definir os protocolos.

“A pandemia não acabou, não podemos dar margem para o relaxamentos. Temos de continuar usando as máscaras, apesar do calor. Sei que incomoda, mas não podemos deixar de usar”, afirma o prefeito.

ONDA VERDE

A entrada oficial na Onda Verde ocorreu neste sábado (17). Além de Ipatinga, outros 13 municípios que fazem parte da microrregião estarão aptos a flexibilizar os setores previstos na Onda Verde: Açucena, Belo Oriente, Braúnas, Bugre, Dom Cavati, Iapu, Ipaba, Joanésia, Mesquita, Naque, Periquito, Santana do Paraíso e São João do Oriente.

ONDA VERDE

A microrregião do Vale do Aço está entre aquelas que apresentaram um quadro controlado da doença após passar 28 dias na Onda Amarela*, o que permitiu o avanço para a Onda Verde, possibilitando a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio. São eles:

– Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo;

– Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos;

– Parques, zoológicos e jardins;

– Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê;

– Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca;

– Bares com entretenimento (shows e espetáculos);

– Serviços de colocação de piercings e tatuagens.

*Para avançar para a onda verde, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na onda amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com