Cidades

MP divulga carta aberta à população e vê colapso no sistema de saúde regional

De acordo com o MP, 111 pacientes aguardam leitos na macrorregião de saúde do Vale do Aço

BH – O Ministério Público de Minas Gerais divulgou, nesta quarta-feira (17), uma carta aberta à população do Vale do Aço a respeito da saúde pública da região quanto ao enfrentamento à Covid-19.

De acordo com o documento, o Vale do Aço tem vivido os momentos mais dramáticos da saúde pública e que os hospitais, tanto os que atendem pelo SUS quanto particular, estão em colapso, não havendo leitos de UTI para pacientes com a Covid-19 ou qualquer outra necessidade.

“Neste momento, segundo informou a Central de Regulação, há 111 pacientes esperando leitos na macrorregião de saúde do Vale do Aço, sendo 14 pacientes para UTI COVID, 23 para enfermaria COVID, 5 para UTI não COVID e 69 para enfermaria não COVID”, informou a carta.

Ainda segundo o Ministério Público, dos 32 municípios que compõem a macrorregião do Vale do Aço, 30 acataram a norma estadual e implementaram a onda roxa.

“Cumprimentamos os Executivos Municipais [que aderiram à onda roxa], que, agindo como exige a GRAVIDADE DA SITUAÇÃO, farão o que lhes cabe para diminuir a possibilidade de mortes por falta de assistência hospitalar”, disse o documento.

Além disso, o MP reconheceu o trabalho dos profissionais de saúde e pediu para que os cidadãos do Vale do Aço não afrouxem as medidas de prevenção contra o novo coronavírus.

“Registramos também reconhecimento aos nossos valorosos profissionais de saúde, que têm sido incansáveis. Alguns já deram a vida, outros a saúde física e mental, e todos estão extenuados e esgotados, mas desejamos que recobrem as forças em prol da luta pela vida. Aos cidadãos do Vale do Aço solicitamos que não afrouxem as medidas de prevenção já conhecidas, evitem toda circulação que não seja muito necessária e qualquer aglomeração. Cuidem, por favor, dos seus! Parabenizamos à imensa maioria da população que tem sido sensível, solidária e que também está fazendo grande sacrifício em prol do todo”, finalizou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com