Cidades

Pré-lançamento de Novos Caminhos Timóteo destaca impacto positivo

Iniciativa visa promover a ressocialização de indivíduos privados de liberdade na produção de bloquetes à base de agregado siderúrgico

TIMÓTEO – O escritório central da Usiminas em Ipatinga recebeu na terça-feira (17) o pré-lançamento do projeto Mobiliza Usiminas Pelo Trabalho – Projeto Novos Caminhos Timóteo que visa a ressocialização de indivíduos privados de liberdade na produção de bloquetes pavies à base de agregado siderúrgico.

Após apresentação do projeto pelo presidente da Usiminas, Sergio Leite e pelo prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, foi concedida uma entrevista coletiva aos órgãos de imprensa da região. Também estavam presentes no pré-lançamento o presidente da Regional Vale do Aço da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flaviano Gaggiato; o diretor-geral do presídio de Timóteo, Leandro Cristino Macedo; o presidente da AMVA e prefeito de Entre Folhas, Ailton Silveira; além de diretores da siderúrgica e demais parceiros como a Precomol Premoldados e Construções.

Em março deste ano, o prefeito de Timóteo Douglas Willkys assinou um termo de compromisso na Secretaria de Estado de Administração Prisional, em Belo Horizonte, para o aproveitamento dos presos na limpeza da cidade. O programa atende no município cerca 50 presos de Timóteo e Fabriciano que tenham bom comportamento e preencham os critérios estabelecidos por uma comissão interna de análise dos dois presídios. A cada três dias trabalhados, o preso tem um dia descontado da sua pena.

IMPACTO POSITIVO

A partir do sucesso dessa iniciativa foi discutido com o diretor do presídio de Timóteo, Leandro Macedo, o desenvolvimento de um projeto piloto para a produção de bloquetes pavies com a utilização de agregado siderúrgico, matéria prima que já é utilizado em 54 municípios na melhoria de estradas rurais, fornecida pela Usiminas. Os bloquetes são produzidos na cadeia pública de Timóteo e serão utilizados em calçamentos de ruas, praças e estacionamento por meio de outra parceria com a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Timóteo.

“É um momento especial para reafirmar o compromisso da Usiminas com as pessoas e com as comunidades. Neste ano de 2019 começamos uma nova etapa na companhia que é o de dar perenidade à empresa. Isso será baseada na sustentabilidade por meio de três pilares: o social, o econômico e ambiental”, citou Sérgio Leite, acrescentando que a iniciativa integra o projeto Mobiliza pelo Trabalho que é “o investimento em pessoas (apenados) e a sua reinserção na sociedade”. “Trata-se de uma importante iniciativa dentro do programa Mobiliza pelos Caminhos dos Vales que já impactou 1,5 milhão de pessoas melhorando a mobilidade”, destacou o executivo da Usiminas.

LANÇAMENTO

O prefeito Douglas Willkys, por sua vez, agradeceu o apoio da Usiminas e dos demais parceiros que acreditaram e se comprometeram com essa iniciativa que possui um potencial enorme do ponto de vista social e que beneficiará dezenas de comunidades que ainda não possuem ruas calçadas em Timóteo. “Temos que reconhecer aqui a participação de cada um dos parceiros que abraçaram e tornou realidade essa proposta que, tenho certeza, vai influenciar positivamente a vida de muita gente”, citou Douglas Willkys.

Após a fala das autoridades, o prefeito Douglas Willkys repassou ao presidente da Usiminas, Sergio Leite, um bloco de agregado siderúrgico com uma placa em agradecimento à empresa pelo apoio e viabilização do projeto Novos Caminhos Timóteo.

Douglas aproveitou para convidar a todos para o lançamento oficial do projeto em uma solenidade programada para esta quinta-feira (19) no auditório da Prefeitura de Timóteo, a partir das 19h, com a presença de autoridades e todos os representantes das empresas e instituições parcerias do projeto.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com