Cultura

Marujada de Fabriciano abrirá 5º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de MG

Foto: A Associação de Marujos dos Cocais congrega hoje mais de 100 membros e existe desde 1940

FABRICIANO – A Associação dos Marujos de São José dos Cocais, patrimônio cultural de Coronel Fabriciano e uma das manifestações culturais mais tradicionais do Vale do Aço, participará da abertura da 5ª edição do Encontro Gestores de Cultura, Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais, que acontecerá entre os dias 1º e 3 de agosto, em Belo Horizonte. A Associação dos Marujos de São dos Cocais fará a abertura do evento neste 1º de agosto.

O grupo fabricianense foi convidado pela organização do evento e levará ao Palácio das Artes – onde acontecerá o Encontro, muita dança, cantigas, roupas e fitas coloridas um pouco da história da tradição da marujada e do grupo fundado em 1940 na Serra dos Cocais, zona rural de Coronel Fabriciano.

RAÍZES

A coordenadora de Cultura do município, Bia Antunes, comemora o convite e parabeniza o grupo. “É uma grande alegria para todos, o reconhecimento de um trabalho e da tradição da Marujada que é passada de geração em geração, mostrando a força das suas raízes culturais, religiosas e que dizem tanto da nossa cidade de Coronel Fabriciano”, resume.

MARUJOS DE SÃO JOSÉ DOS COCAIS

A Associação de Marujos dos Cocais (IEPHA) congrega hoje mais de 100 membros entre crianças, jovens e idosos. A tradição na região dos Cocais existe desde 1940 e foi trazida por famílias vindas de Ferros e Joanésia. O grupo também se apresenta em outras atividades comunitárias do município e de outras localidades. Destaque para as festas de São Sebastião, padroeiro da cidade (20/1). A Banda de Marujos do Cocais foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Município.

Apesar da origem europeia, no Brasil, a manifestação acabou sendo absorvida pela comunidade africana, que inclusive criou irmandades no período colonial e que existem até hoje. Como é comum em todo o país, o grupo de Coronel Fabriciano tem por objetivo divulgar a devoção a Nossa Senhora do Rosário, sendo responsável inclusive pela organização da festa em sua honra, sempre no mês de agosto, na Serra dos Cocais.

Encontro Mineiro de Turismo e Cultura

O 5º Encontro de Gestores de Cultura, Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais tem como tema “Cultura, turismo e criatividade como indutores do desenvolvimento local sustentável”. O objetivo é promover um espaço para troca de experiências de trabalho entre os participantes, tendo como foco o planejamento para este segundo semestre.

O evento é realizado pelo Governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) em parceria a Associação Mineira de Municípios (AMM), Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com