Cidades

Lula tem 43% e Bolsonaro 36% em Minas, aponta Quaest

Foto: Lula durante comício na Praça da Estação, em Belo Horizonte

BELO HORIZONTE – Pesquisa da Quaest Consultoria realizada presencialmente, contratada pela Genial Investimentos e divulgada hoje, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança entre eleitores de Minas Gerais, apesar do presidente Jair Bolsonaro (PL) ter reduzido a diferença entre eles. No cenário estimulado, quando os entrevistados recebem uma lista de candidatos, Lula oscilou dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, no último mês: foi de 42% para 43% das intenções de voto. Já Bolsonaro subiu de 33% para 36%.

Nessa sondagem, o instituto listou os demais presidenciáveis como “outros” e, juntos, somam 12%. Para um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, os dois oscilaram dentro da margem de erro desde o último mês. O petista tinha 49% e foi a 50%, enquanto Bolsonaro variou de 37% para 39%. A nova pesquisa é a primeira realizada após o debate presidencial promovido por UOL, Folha de S.Paulo, Band e TV Cultura.

O levantamento ouviu 2 mil pessoas por meio de entrevistas face a face, entre os dias 3 e 6 de setembro. O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MG-09401/2022 e custou R$ 122.625,00. Primeiro turno

PESQUISA ESTIMULADA

. Diferença entre Lula e Bolsonaro é de 7 pontos

. Lula (PT): 43%

. Jair Bolsonaro (PL): 36%

. Outros: 12%

. Branco/nulo/não pretende votar: 4%

. Indecisos: 6%.

PESQUISA ESPONTÂNEA

Na versão espontânea da pesquisa, quando os eleitores podem apontar livremente o nome de sua preferência, tanto Lula quanto Bolsonaro subiram. No mês passado, o petista tinha 31% das intenções de voto e, agora, tem 34%. Já o presidente foi de 26% para 30%. Ciro Gomes (PDT) variou na margem de erro de 1% para 2%.

. Lula (PT): 34%

. Jair Bolsonaro (PL): 30%

. Ciro Gomes (PDT): 2%

. Outros: 2%

. Branco/nulo/não pretende votar: 1%

. Indecisos: 31%.

SEGUNDO TURNO

O instituto também simulou um cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro para os eleitores de Minas Gerais. Em comparação com agosto, os candidatos demonstraram estabilidade. Antes, o petista tinha 49% e, atualmente, tem 50%. Já o chefe do Executivo obteve 37% em agosto e, agora, fica com 39%.

. Lula (PT): 50%

. Jair Bolsonaro (PL): 39%

. Branco/nulo/não pretende votar: 7%

. Indecisos: 4%

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com