Cidades

Kalil reduz a diferença e Cleitinho lidera para o Senado

Alexandre Silveira tem 12% de intenções de voto para o Senado e indecisos são 25%

BELO HORIZONTE – Pesquisa da Quaest Consultoria realizada presencialmente, contratada pela Genial Investimentos e divulgada hoje, aponta que o atual governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) tem 47% das intenções de voto e venceria a eleição para o governo em primeiro turno, já que tem mais intenções que todos os concorrentes somados: 34% Em segundo lugar aparece Alexandre Kalil (PSD, com 28%.Apesar de ainda haver uma boa vantagem, o ex-prefeito de Belo Horizonte conseguiu diminuir a diferença: no levantamento anterior eram 22 pontos percentuais; agora, 19. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Carlos Viana (PL), que é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), tem 2% —ele tinha 6% no mês passado—, e os demais candidatos somam 4%. O levantamento ouviu 2 mil pessoas presencialmente, entre os dias 3 e 6 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%, segundo o instituto. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MG-09401/2022 e teve valor de R$ 122.625,00.

CENÁRIO 1 – ESTIMULADA

. Romeu Zema (Novo): 47%

. Alexandre Kalil (PSD): 28%

. Carlos Viana (PL): 2%

. Outros: 4%

. Branco/nulo/não pretende votar: 7%

. Indecisos: 11%

CENÁRIO II – ESPONTÂNEA

A pesquisa também testou um cenário de intenções de voto espontâneo, ou seja, quando os entrevistados podem indicar qualquer nome, sem uma lista prévia. Neste caso, Zema subiu sete pontos percentuais, de 17% para 24%. O seu principal adversário, Alexandre Kalil, foi citado por 10%. O número de indecisos caiu para 62%.

. Indecisos: 62%

. Romeu Zema (Novo): 24%

. Alexandre Kalil (PSD): 10%

. Outros: 2%

. Branco/nulo/não pretende votar: 2%

SEGUNDO TURNO

O instituto também simulou dois cenários para um possível segundo turno, e Romeu Zema vence tanto Kalil quanto Carlos Viana.

Cenário 1

. Zema (Novo): 59%

. Kalil (PSD): 28%

. Branco/nulo/não pretende votar: 6%

. Indecisos: 6%

Cenário 2

. Zema (Novo): 67%

. Viana (PL): 16%

. Branco/nulo/não pretende votar: 10%

. Indecisos: 7%

SENADO

A Quaest Consultoria também simulou o cenário para o Senado por Minas Gerais. Neste caso, o deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC) lidera a preferência do eleitor, com 21% das intenções de voto no levantamento estimulado — quando os entrevistados recebem uma lista prévia com os nomes dos candidatos. Em segundo lugar há um empate técnico, dentro da margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, entre dois candidatos. São eles: o senador Alexandre Silveira (PSD), com 12%; o deputado federal Marcelo Aro (PP), tem 10%. Na sequência aparecem Pastor Altamiro Alves, com 4%, a professora Sara Azevedo (Psol), que alcançou 4%, o vereador de Belo Horizonte Bruno Miranda (PDT), que tem 2%; Irani Gomes (PRTB), com 1%, Naomi de Almeida (PCO), 0% e Dirlene Marques (PSTU), 0%. Nesta pesquisa, os indecisos somaram 25%, enquanto os que votarão branco, nulo ou não pretendem votar alcançaram 20%.

. Cleitinho Azevedo (PSC): 21%

. Alexandre Silveira (PSD): 12%

. Marcelo Aro (PP): 10%

. Pastor Altamiro Alves: 4%

. Sara Azevedo (Psol): 4%

. Bruno Miranda (PDT): 2%

. Irani Gomes (PRTB): 1%

. Naomi de Almeida (PCO): 0%

. Dirlene Marques (PSTU): 0%

. Indecisos: 25%

. Branco/Nulo/Não pretendem votar: 20%

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com