Cidades

Instituto do Inox entrega certificados nos vales do Aço e Jequitinhonha

A Fundação Aperam Acesita, por meio do Instituto do Inox, promoveu na última semana, a formatura da segunda turma do curso de qualificação de Operadoras Siderúrgicas Soldadoras.

TIMÓTEO – O evento, realizado no Salão Brazil, no Hotel Dom Henrique, foi aberto pelo presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino. Em seu pronunciamento, ele destacou que o curso transforma a realidade da área operacional da Aperam, que tem um quadro de colaboradores tipicamente masculino. “Estruturamos o curso que, com esta segunda edição, já se firma como uma iniciativa de sucesso que vem contribuir grandemente para a inclusão das mulheres em espaços destinados, até pouco tempo, quase que exclusivamente aos homens”.

INSPIRADA

A gerente executiva de desenvolvimento, seleção e business partner – Aperam South America, Layane Gomes, disse que se sentiu inspirada pelas formandas. “As meninas me fazem acreditar ainda mais na possibilidade de sonhos realizados a partir da fé no que se deseja. Além dos conhecimentos adquiridos por meio do curso, a formação vem ajudar no empoderamento dessas mulheres que passam a vislumbrar novos horizontes, como o de ingresso e crescimento profissional dentro da Aperam”.

Humberto Marin, diretor industrial de desenvolvimento da Aperam, também destacou a importância do curso no processo de inclusão das mulheres em setores antes ocupados apenas por homens. “A Aperam está atenta a essa necessidade de promover oportunidades aos públicos mais diversos. Essa visão de inclusão existe há tempos na empresa e, mais do que nunca, agora ganha mais força por meio de iniciativas como esta, de formar operadoras siderúrgicas em solda.

NINGUÉM TIRA

Rodrigo Heronville, diretor de Gente & Gestão, da Aperam Inox America do Sul, encerrou a cerimônia, que ganhou sequência com um coquetel ao som do músico Douglas Netto.

Rodrigo sublinhou que a Aperam busca sempre ser uma empresa justa, um dos motivos de investir na promoção do curso de solda para mulheres. “Por meio desse conhecimento adquirido e que ninguém tira de ninguém, as formandas vão seguir crescendo. Sonhar não custa nada, mas para que os sonhos se tornem realidade, é preciso esforço e dedicação, o que não faltou por parte das concluintes do curso de solda e que puderam contar com o apoio da família.

INSCRIÇÕES

A Aperam recebeu a inscrição de 100 candidatas a uma vaga no curso, que selecionou doze mulheres na primeira edição da capacitação e outras 12 na segunda finalizada com a recente formatura. Do total de alunas da primeira turma, 80% já estão empregadas; da segunda, 60%, um número que tende a aumentar, reafirmando que o lugar das mulheres é onde elas quiserem estar.

A psicóloga Katsue Ávilla, uma das instrutoras do curso de solda, destacou que a Aperam acredita no empoderamento das mulheres por meio da conquista de espaço no mercado de trabalho, “prova disso é a inclusão desse grupo em um curso que só era ofertado aos homens, bem como a abertura de espaço para receber a mão de obra feminina na indústria”.

Maria Eduarda Fraga da Silva foi eleita aluna destaque do curso por 100% de presença às aulas. “Estudante de Serviço Social, ela conta que se apaixonou pelo curso de soldagem e que pretende aprofundar mais os seus conhecimentos nessa área para conquistar uma vaga de emprego na Aperam. Sei que o Serviço Social é um campo do saber que privilegia atitudes de inclusão, que valoriza a diversidade, o olhar que a Aperam lança sobre a comunidade e o que faz em resposta às demandas que ela identifica. A contrapartida da empresa é muito positiva, torna acessíveis a cultura, as artes, a educação, além da geração de emprego e renda”.

ITAMARANDIBA

Em Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha, um ciclo de capacitação 2022 foi encerrado também, com a conclusão do curso de Soldagem TIG e acabamento  no Inox, possibilitando novas perspectivas de fomento do desenvolvimento regional.

Com o objetivo de capacitar os alunos para a sua inserção no mercado em Itamarandiba e região, o curso totalizou uma carga horária de 40 horas. Dentre os conteúdos programáticos do curso estiveram conceitos fundamentais da soldagem de tubos e chapas em aço inox de diferentes diâmetros e espessuras. Os participantes aprendem a utilização correta de parâmetros e se tornaram capazes de influenciar a qualidade e custo do processo.

Na turma de dezembro, mais de 70% das participantes foram  mulheres, um grande avanço para a diversidade inclusiva. Gleice Kelly da Silva, integrou a turma formada no último ciclo. “Fiquei muito satisfeita com o curso. Enriqueceu meus conhecimentos, e para  mim foi uma  grande experiência. No início foi muto desafiador, pois me deparei com com muitas novidades em um ambiente totalmente novo para mim. Na conclusão, o sentimento foi de gratidão, pois pude durante o processo assimilar todo o conteúdo e consolidar meu aprendizado”, pontua.

“Reintegrar, aperfeiçoar, conhecer e vivenciar novas oportunidades! Eis os  verbos que traduzem mais uma parceria de sucesso entre Prefeitura de Itamarandiba e Aperam BioEnergia.  Durante três semanas, os alunos enriqueceram seus conhecimentos nas etapas do Curso de Aperfeiçoamento de Solda TIG. O curso, que foi ministrado pela equipe do Instituto Inox de Timóteo, trouxe para os jovens itamarandibanos uma nova perspectiva de vida, a possibilidade de buscarem novos horizontes e crescimento profissional”, disse a diretora de apoio ao empreendedorismo do município, Larissa Bicalho Pimenta.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com