Cidades

“Grandes Escritores” é tema do desfile do 7 de Setembro em Timóteo

Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Adevita/ Creia e Assistência Social também marcaram presença no evento realizado na Praça 1º de Maio

TIMÓTEO – Os 201 anos de Independência do Brasil foi comemorado em Timóteo com um belo desfile cívico realizado no entorno da Praça 1º de Maio, bairro Centro Norte na manhã desta quinta-feira. Cerca de cinco mil pessoas passaram pela praça para acompanhar o desfile, cujo tema deste ano foi “Grandes Escritores”.

ESCRITORA DE TIMÓTEO

O evento registrou também um tributo à escritora timoteense Zaíra de Carvalho, cuja homenagem abriu o desfile das escolas. Zaíra é autora da obra “História de Timóteo” – seu 13º livro, que registra a participação da comunidade na construção da cidade no período de 1835 a 2013 com relatos de muitos moradores antigos que vivenciaram os momentos destacados da formação do município.

Além do prefeito Douglas Willkys, do vice-prefeito José Vespasiano Cassemiro – Professor Vespa e de secretários municipais, o desfile contou com a presença do Major Maciel, comandante da 85ª Cia. PM de Timóteo;   do Major Neimar e dos Tenentes Celestino e Canguçu representando o 7º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militares; alunos, professores, diretores de escolas e centenas de famílias que foram acompanhar o desfile cívico.

RETOMADA

Na abertura oficial o prefeito Douglas Willkys mencionou a sua alegria em retomar o desfile que foi interrompido por causa da pandemia. “É preciso manter essa chama, essa cultura viva em nossa cidade como forma de promovermos o civismo e a cidadania e reafirmar o nosso orgulho de sermos brasileiros”, declarou Douglas Willkys.

Após a fala do prefeito foi a vez da Corporação Musical Santa Cecília executar o hino nacional brasileiro dando início assim ao desfile dos alunos de escolas e representantes das instituições. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram os primeiros a desfilar.

O que se viu em seguida foi a evolução de nomes de escritores renomados como Cecília Meireles, Machado de Assis, Ruth Rocha (escritora brasileira de livros infantis), Ziraldo (escritor e cartunista),  Vinícius de Moraes (poeta e compositor), a escritora, compositora, cantora e poetisa mineira Carolina  Maria de Jesus, dentre outros.

O Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa (CREIA)/ Associação dos Deficientes Visuais de Timóteo e Amigos (ADEVITA) também prestou uma homenagem a escritora, conferencista e ativista social Helen Adams Keller. De origem estadunidense Helen foi a primeira pessoa surdo-cega da história a conquistar um bacharelado.

Para a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo o evento de 7 de Setembro foi uma grande festa da cidadania e de reforçar os laços e símbolos da nossa pátria por meio da homenagem realizada aos grandes nomes da literatura, da poesia e das artes nacionais. “Gostaria de agradecer a todos os alunos, professores, diretores e trabalhadores da educação por essa bonita homenagem que prestamos nesta data”, disse Márcia Lessa.

FESTIVAL GOSPEL

O fim de semana prolongado em Timóteo tem uma extensa agenda eventos. Na sexta-feira (8) e no sábado (9) acontece o Festival de Música Gospel de Timóteo 2023, na Praça 1º de Maio (Praça do Coreto). Na sexta-feira se apresentam a partir das 19h os cantores Nertinho, Caio Vilanova, Paola Rosa, Milena Maia e Flávio Vlog. Já no sábado a apresentação fica por conta dos cantores Ana Luiza Araújo, Ester Assis, Brunelli Torres, Bernardo e Rafael Coimbra.

Para coroar o Festival Gospel de Timóteo 2023 estão confirmadas duas atrações da música gospel nacional: Delino Marçal e Theo Rúbia. Na sexta-feira (8), o evento terá a apresentação do cantor e compositor Delino Marçal e no sábado, dia 9, a grande atração para fechar o Festival Gospel de Timóteo 2023 é o cantor Theo Rúbia.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com