Cidades

Festival artBEM estreia em Antônio Dias

Atividades culturais gratuitas são realizadas durante o ano; Praça Ana Angélica e o Casarão de Antônio Dias recebem programação aberta ao público nos dias 15 e 16 de julho.

ANTÔNIO DIAS – Arte, bem-estar social, sustentabilidade e valorização do patrimônio histórico e cultural estão reunidos no Festival artBEM, que vai ocupar a Praça Ana Angélica, no Centro da cidade, nos dias 15 e 16 de julho, a partir das 8h. Toda comunidade está convidada a participar das atividades culturais gratuitas, exposição fotográfica, teatro, música, cortejo da marujada, roda de conversa, feira de gastronomia, oficinas e cursos.

O Festival artBEM é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da BEMISA e Instituto Cultural Vale, realização da Aventura e Ministério da Cultura – GOVERNO FEDERAL União e Reconstrução.

APROXIMAÇÃO

Anaís Della Croce, coordenadora do artBEM, revela que o objetivo do festival é conscientizar a comunidade sobre a importância da sustentabilidade e dos patrimônios histórico-culturais de Antônio Dias. “Promover atividades culturais e incentivar a usufruir e preservar bens culturais são princípios do festival artBEM. Queremos aproximar as comunidades das artes, levando atrações artísticas, disseminar práticas de preservação do patrimônio histórico e do meio ambiente, além de estimular o conhecimento por meio dos cursos de formação em cinema e teatro com os jovens de Antônio Dias”, explica.

PROGRAMAÇÃO

No dia 15 de julho (sábado), às 8h, a programação do festival artBEM será aberta com o café da manhã no Casarão, com o lançamento da exposição de fotografia que retrata moradores de Antônio Dias.  Em seguida, cortejo com a Marujada e Feira de gastronomia local, com a venda de doces e quitutes regionais. A tarde, estão entre as atrações o Show da Banda de música do município, oficinas para crianças, jovens e adultos, apresentação do Espetáculo Patubatê, do Grupo Trampulim, às 16h; e mostra de cinema com exibição de curtas e do longa metragem “O auto da Compadecida”. 

O segundo dia de festival, 16 de julho (domingo), começa às 9h, com oficinas para toda a família e continuidade da exposição de fotografia e da feira de gastronomia local. Às 13h, tem apresentação dos Tambores do Morro e Batuque do Indaiá , manifestações tradicionais de quilombos da região de Antônio Dias. A tarde segue com mais oficinas  no Casarão, apresentação do Mini Teatro Ecológico – O Aprendiz Natural, do Grupo Giramundo, às 16h30, e mostra de cinema com exibição de filmes curtas metragens.

Nos dois dias de festival artBEM, o Casarão de Antônio Dias vai sediar uma roda de conversa sobre a importância da Palmeira do Indaiá, além das oficinas de improvisação musical, brinquedos com materiais recicláveis, pintura e patrimônio, massinha caseira, trança com palha do indaiá, circo, brinquedos de madeira e capoeira.

CINEMA E TEATRO

A mostra de cinema do festival vai exibir os filmes produzidos pelos 30 jovens de Antônio Dias e do distrito de Hematita participantes do curso de cinema ministrado desde maio deste ano, como parte da programação do projeto artBEM. Os filmes a serem exibidos no dia 15 de julho são resultado das aulas semanais teóricas e práticas na área de audiovisual.

Em agosto, o artBEM inicia o curso de teatro para 40 jovens do município, com duração de quatro meses. Além do processo de criação proposto pelo curso, os participantes vão produzir uma peça teatral ao final. Também estão previstos na programação do artBEM a realização de 40 oficinas para escolas de todo o município. De maneira lúdica e criativa, as oficinas terão como temática a conscientização da preservação dos patrimônios culturais, históricos e naturais da cidade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com