Cultura

Estudante da rede municipal obtém nota de 9,5 em prova de Olimpíada Brasileira

Um dos destaques em competição nacional de conhecimentos sobre Astronomia e Astronáutica, aluna de educandário no Iguaçu acumula vários prêmios

 

IPATINGA – Dentre os muitos estudantes da rede municipal de Ipatinga que participaram da XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), no mês de maio, a aluna do 9º ano, Eduarda Maressa Viegas Silva, de 14 anos, obteve o mais expressivo resultado na prova, e hoje exibe sorriso e gratidão pela nota de 9,5. A adolescente, que é estudante da Escola recebeu uma homenagem especial em reconhecimento ao seu feito. Além da boa nota, Eduarda foi convidada pela organização da OBA para participar de uma seletiva para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2019.

A aluna do 9º ano, Eduarda Maressa Viegas Silva, de 14 anos, obteve o mais expressivo resultado na prova

Criada há 20 anos pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é um importante referencial de conhecimento, reconhecido pelas mais respeitadas instituições de ensino. A prova contou com a participação de alunos de escolas públicas e privadas de todo o país, e neste ano foi realizada no dia 18 de maio.

A cerimônia especial organizada pela Secretaria de Educação de Ipatinga, nesta quinta, contou com a presença do prefeito Nardyello Rocha, que parabenizou a estudante e os profissionais da escola que trabalharam para estimular a participação dos alunos na competição.

“O desempenho da estudante Eduarda Maressa é fruto da sua própria dedicação e também do trabalho competente dos nossos educadores. Quero cumprimentar a estudante e desejo que o seu exemplo seja propagado e seguido por outros colegas. Essa homenagem se estende aos demais alunos da rede que também obtiveram uma nota boa. Foram nada menos que 21 com notas acima de 8, representando seis escolas da nossa rede. Acredito que nos próximos anos teremos ainda melhores resultados, e mais estudantes se destacando”, declarou confiante o prefeito.

A representante comercial Maria Viegas Silva, mãe da aluna Eduarda Maressa, esteve na cerimônia de homenagem, e se disse extremamente orgulhosa com o desempenho da filha. “Ela é muito dedicada e motivo de grande satisfação para toda a família. Já conquistou vários prêmios na área da educação”, comemora.

A estudante Eduarda Maressa Viegas Silva fez um agradecimento especial a todos os professores e diretores, uma vez que ela estuda na escola Altina desde os seis anos de idade. “É um orgulho receber essa homenagem e poder futuramente representar a minha escola e meu município em nível nacional. Depois que recebi esse resultado positivo na prova da OBA, me interessei ainda mais por astronomia”, comentou entusiasmada.

DESTAQUES

Além de Eduarda Maressa, outros alunos da rede municipal de ensino que realizaram a prova também foram destaques. Quinze do 6º ao 9º ano e oito do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental foram classificados com médias acima dos 8 pontos na prova, que totalizava 10 pontos.

Os estudantes-destaque são das seguintes escolas: E. M. Altina Olívia Gonçalves, do bairro Iguaçu – cinco alunos do 4º e 5º ano e dois do 6º ao 9º ano; E. M. Paulo Freire, do bairro Parque das Águas – um aluno do 4º e 5º ano; E. M. Deolinda Tavares Lamego, do Bethânia – dois alunos do 6º ao 9º ano; E. M. Padre Bertollo, do bairro Cidade Nobre – um aluno do 6º ao 9º ano; E. M. Padre Cícero, do Bom Retiro – dois alunos do 6º ao 9 ano, e E. M. Zélia Duarte Passos, do Bethânia – oito alunos do 6º ao 9º ano.

É importante salientar que o resultado nacional e oficial, com o ranking dos municípios participantes, somente será divulgado em outubro e estará disponível no site www.oba.org.br.

“Para ter conhecimento dos resultados dos alunos da rede, os professores pegaram o gabarito que saiu no site oficial da organização do evento e corrigiram as provas dos nossos participantes. O resultado oficial é somente no mês que vem. Por se tratar de um teste difícil, ficamos surpresos com a quantidade de alunos que conseguiram chegar ao resultado de mais de 80%”, declarou a secretária de Educação, Eva Sônia Rodrigues.

A secretária acredita que o expressivo resultado obtido pelos representantes da cidade se deve aos incentivos que os educandos vêm recebendo desde o início do ano letivo.

“No mês de abril, em preparação para a OBA, os alunos fizeram uma visita ao Planetário Itinerante. Esse fato aguçou muito a curiosidade de todos, e como já estavam estudando sobre o assunto, ficaram interessados em participar do simulado”.

OBA

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) acontece anualmente e é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). O objetivo é disseminar conhecimentos sobre ciências especiais na sala de aula, despertando o interesse nos jovens. A Olimpíada é realizada em fase única, com uma prova composta por dez questões, sendo sete de astronomia e três de astronáutica. Podem participar estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio. As medalhas são distribuídas conforme a participação obtida. Professores e gestores das escolas participantes também são certificados.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com