Cidades

Estagiários e voluntários do Cebus apresentam artigos científicos sobre conservação faunística

IPATINGA – No âmbito das importantes parcerias entre o Centro de Biodiversidade da Usipa e as universidades, destacamos o significativo papel social, ambiental e científico desempenhado pela instituição. Neste contexto, o Cebus destaca os resultados alcançados pelos estagiários e voluntários do Cebus, que, neste semestre, desenvolvem uma série de artigos científicos, enriquecendo a compreensão sobre o acervo faunístico do centro e reforçando seu papel como um banco genético crucial para espécies em risco de extinção.

PAPEL DO CEBUS

Entre os colaboradores, alunos da Unileste têm se dedicado a trabalhos de conclusão de curso, resultando em publicações em revistas científicas renomadas. Estes artigos não apenas ampliam o conhecimento sobre a fauna sob os cuidados do Cebus, mas também destacam a relevância da instituição para o desenvolvimento de estudos e análises fundamentais para a conservação da biodiversidade.

TRABALHOS

Na próxima semana, durante a Semana de Iniciação Científica da Unileste (SICEX), diversos trabalhos serão apresentados, muitos deles desenvolvidos no Cebus. Alguns exemplos notáveis incluem:

● “Estudo de Comportamento e Técnica de Enriquecimento e Condicionamento para Animais Cativos”

● “Estudo de Comportamento e Técnica de Enriquecimento e Condicionamento de Onça-Parda (Puma concolor)”

● “Estudo de Comportamento e Técnica de Enriquecimento e Condicionamento de Cachorro-do-Mato (Cerdocyon thous) Cativo”

● “Estudo de Comportamento e Técnica de Enriquecimento e Condicionamento de Lobo-Guará (Chrysocyon brachyurus)

TAMANDUÁ-MIRIM

Além disso, o Centro de Biodiversidade salienta a contribuição do estudante de medicina-veterinária e voluntário do Cebus, João Vítor Gonçalves de Oliveira, juntamentente com Matheus Soares Maia Almeida Pinto, Cláudia Diniz Pinto Coelho, Lara Carvalho Alves de Sousa, Theury Reis Olegário e  Lélio Costa e Silva, cujo trabalho intitulado “Manejo Nutricional e Desmame de Filhote de Tamanduá-Mirim (Tamandua tetradactyla Linnaeus, 1758) em Cativeiro” foi publicado na renomada revista internacional “Brazilian Journal of Animal and Environmental Research (BJAER)”, evidenciando o comprometimento e a qualidade das pesquisas realizadas.

ORIENTAÇÃO

Todos os trabalhos apresentados são orientados e acompanhados de perto pelos técnicos especializados do Cebus, garantindo a precisão e a relevância dos resultados obtidos.

Para contextualizar essas conquistas e expressar a importância desses esforços, o Dr. Lélio Costa e Silva, médico veterinário responsável pelo Cebus, sublinha: “Estamos muito orgulhosos do comprometimento e da dedicação dos nossos estagiários e voluntários. Os resultados apresentados refletem não apenas a qualidade do ensino e pesquisa realizados em parceria com as universidades, mas também a relevância do Cebus como um centro de referência na conservação e pesquisa da fauna brasileira.”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com