Cultura

Documentário brasileiro é indicado para o Oscar

HOLLYWOOD – A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou na manhã de ontem (15) os indicados ao Oscar 2015. “Birdman ou (A inesperada virtude da ignorância)” e “O grande hotel Budapeste” são os principais concorrentes, com nove indicações cada, incluindo melhor filme. Na sequência, vem “O jogo da imitação”, com oito. “Boyhood: da infância à juventude” disputa seis estatuetas.

Os nomes dos concorrentes das 24 categorias foram lidos pelos diretores J.J. Abrams e Alfonso Cuaron, pelo ator Chris Pine e pela presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs. O evento aconteceu em Bervely Hills, nos Estados Unidos. A cerimônia de entrega das estatuetas está marcada para o dia 22 de fevereiro. 

O documentário “O sal da terra”, sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, foi indicado. Ele é dirigido pelo alemão Win Wenders e pelo brasileiro Juliano Salgado, filho de Sebastião. Já o curta brasileiro “O caminhão do meu pai”, de Mauricio Osaki, que estava entre os pré-indicados, ficou de fora.

Entre indicações a melhor atriz e atriz coadjuvante, esta é a 19ª vez que Meryl Streep concorre ao Oscar. Agora, ela disputa como coadjuvante por “Caminhos da floresta”.

A Academia de Hollywood mostrou também que adora Clint Eastwood. Com “Sniper americano”, esta é a quinta vez que uma produção dele é indicada na categoria melhor filme. Antes, o veterano diretor e ator disputou com “Cartas de Iwo Jima” (2006); “Menina de Ouro” (2004), que venceu; “Sobre meninos e lobos” (2003); e “Os Imperdoáveis” (1992), que também venceu.

Dentre os “esnobados” no Oscar 2015, destaca-se “Garota exemplar”. O longa de David Fincher concorre em uma única categoria (melhor atriz, para Rosamund Pike). Já “Selma”, apesar de concorrer à estatueta de melhor filme, obteve apenas uma outra indicação (melhor canção).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com