Gastronomia

Cafés do Sítio Cordilheiras do Caparaó e do Sítio 3 Marias vencem o Coffee Of The Year Brasil 2023

Premiação reconhece os melhores produtores brasileiros de café e vencedores das categorias anunciadas recebem ofertas recordes de compra

BH – O café do Sítio Cordilheiras do Caparaó, em Iúna, Espírito Santo, produzido por Deneval Miranda Vieira Junior, foi o grande campeão da categoria arábica do Coffee Of The Year Brasil 2023, cuja cerimônia ocorreu no Grande Auditório da 11ª Semana Internacional do Café, no Expominas, em Belo Horizonte. Para o produtor, o evento é uma grande vitrine de divulgação e visibilidade dos produtos. “A SIC dá luz ao nosso trabalho e chancela a qualidade do café que produzimos para o mercado. Isso é essencial para o crescimento de nosso negócio”. Já da espécie canéfora, o primeiro colocado foi o café do Sítio 3 Marias, de Alto Rio Novo, Espírito Santo, produzido por Wagner Gomes Lopes.

INCENTIVO À QUALIDADE

“Este ano, o COY ficou ainda mais concorrido, o que comprova que os estados estão melhores de uma maneira geral. Ficamos (Minas Gerais) em segundo lugar e estamos felizes por constatar que os produtores estão em constante processo de melhoria nas diversas regiões brasileiras”, comemorou Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg Senar.

O Coffee Of The Year foi criado em 2012 com o objetivo de reconhecer os melhores produtores brasileiros de café e incentivar a produção de alta qualidade, atendendo aos regulamentos nacionais e internacionais de boas práticas de produção, permitindo maior eficácia na conquista de novos mercados e consolidação dos atuais. Além de agregar mais valor aos cafés e, consequentemente, sustentabilidade à cadeia produtiva.

530 AMOSTRAS

A edição deste ano teve número recorde de 530 amostras, sendo a maioria dos inscritos proveniente de Minas Gerais e Espírito Santo. Além dos vencedores, também foram eleitos outros 13 produtores de café (confira a lista completa aqui), que representam do segundo ao nono colocados da categoria arábica e do segundo ao quinto da canéfora.

“O COY vem coroar o esforço de produtores de todo o Brasil e desempenha um papel fundamental para ampliar a visibilidade da origem e a identidade do café”, destaca Marcelo de Souza e Silva, presidente do conselho deliberativo do Sebrae Minas.

PREÇO DA SACA

Logo após o anúncio, o café do Sítio Cordilheiras do Caparaó já recebeu proposta da Coffee ++ de uma saca por 8 mil reais. O produto do Sítio 3 Marias também gerou interesse da Nater Coop, que ofereceu 10 mil reais por uma saca.

“O COY se tornou referência neste mercado, pois representa uma ferramenta de promoção e valorização dos melhores cafés e produtores, colaborando com a divulgação de novas origens do café e reconhecimento do produtor. É sempre incrível conhecer novos cafés acompanhados de novas histórias”, comenta Caio Alonso Fontes, diretor da Espresso&CO, um dos realizadores do evento.

Ao final da cerimônia, os cafés ganhadores foram disponibilizados para prova do público presente na SIC. Também é possível experimentar os produtos premiados ao adquirir a SIC in the box, disponível na Café Store da Espresso&Co.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com