Cultura

Brincando de Gente Grande e Dom Quixote em cartaz no Centro Cultural Usiminas

Espetáculos de ballet clássico encerram a 14ª edição do projeto Centro de Referência em Dança do Vale do Aço apresentando alunas do projeto, da Academia Olguin e bailarinos convidados de Belo Horizonte

IPATINGA – A décima quarta edição do Centro de Referência em Dança do Vale do Aço apresenta as coreografias Brincando de Gente Grande e o primeiro ato do ballet clássico de repertório Dom Quixote, reunindo no elenco as alunas do projeto, da Academia Olguin, com participação especial de bailarinos convidados. As apresentações acontecem no teatro do Centro Cultural Usiminas, a partir das 19 horas, dos dias 12 e 13 de novembro e fazem parte das comemorações dos 50 anos da Academia Olguin.

As atividades da 14ª edição são viabilizadas pelo patrocínio da Usiminas e realizadas pela Associação Cultural Zélia Olguin e Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Tiveram início em novembro de 2021, com a seleção de 100 alunas da rede pública de ensino, na faixa etária entre 06 e 16 anos, para receberem gratuitamente aulas de ballet clássico. Foram cerca de 11 meses de aulas, ministradas por Salette e Larissa Olguin, que culminam agora com a apresentação das alunas em dois espetáculos, especialmente adaptados para elas.

O PROJETO

O Centro de Referência em Dança do Vale do Aço está em atividade desde 2007. Democratizar o acesso à arte e cultura, inserindo crianças e adolescentes no universo da dança e das artes de um modo geral, além de contribuir com formação de público para o setor tem sido a proposta do projeto desde a primeira edição. Anualmente recebe cerca de 100 crianças e adolescentes, identificadas na rede pública de ensino da região do Vale do Aço.

A diretora artística e professora de ballet, Salette Olguin destaca que cerca de 1700 alunas já passaram pelo projeto, ao longo desses 14 anos. As aulas de ballet clássico são ministradas por ela e sua filha, Larissa Olguin. Mas o projeto também já contou com a participação de renomados profissionais da dança. “Já tivemos a honra de receber nomes como Mário Nascimento, Reynaldo Muniz Delgado, Edson Hayser, Rodrigo Gièse, Adriana Vilela, dentre outros, em outras edições do projeto, que deixaram aqui um pouco de sua experiência. Em 2009 contamos inclusive com a participação do bailarino Peter Lavratti, membro do Grupo Corpo até 2008, integrando a equipe de professores do projeto”, destaca Salette.

BRINCANDO DE GENTE GRANDE

E o resultado das aulas recebidas ao longo do ano é apresentado com adaptações e ou coreografias especialmente concebidas para as participantes. Nesta edição são apresentados dois espetáculos. Brincando de Gente Grande que tem coreografia original assinada por Zélia Olguin e hoje é adaptada por Salette e Larissa Olguin, com dramaturgia, direção cênica e cenografia de Claudinei de Souza.

O espetáculo conta a história de uma pré-adolescente que em seu aniversário ganha vários presentes, dentre eles um noivinho e uma noivinha. Como não se interessa mais por brinquedos, faz pouco caso. A menina adormece, sonha com uma Fada, que dá vida aos brinquedos, transformando seu quarto e, de forma lúdica toda a magia e encantamento do mundo dos sonhos é contada nesta linda história.

A protagonista desta apresentação é a aluna do projeto Maria Luísa Hott, que iniciou seus estudos de dança em 2019. Mesmo com a pandemia ela não parou e, de acordo com Salette Olguin, foi uma das alunas mais conectadas nas aulas online. “É um talento nato e mesmo com as aulas remotas se desenvolveu de forma surpreendente. Ela é tão dedicada que além das aulas no projeto, participa também de aulas extras na Academia Olguin do Bairro Cariru”, destaca Salette. Maria Luísa é aluna da EE Padre Cícero de Castro e seu sonho é ser bailarina profissional.

DOM QUIXOTE

O projeto apresenta também o primeiro ato do ballet clássico de repertório Dom Quixote, que é baseado na obra de Miguel de Cervantes, coreografia original de Marius Petipa e Alexander Gorsk, com música de Ludwig Minkus e foi encenado pela primeira vez em dezembro de 1869 no Teatro Bolshoi. Trata-se de uma obra dividida em três atos e, na adaptação apresentada pelo Centro de Referência é apresentado apenas o primeiro ato. Salette Olguin assina a adaptação e direção artística do espetáculo e a direção cênica é de Claudinei de Souza. 

O corpo de baile de Dom Quixote é formado pelas alunas do projeto e da Academia Olguin, com participação de bailarinos convidados de Belo Horizonte. Do Grupo Corpo participam os bailarinos Luan Barcelos, interpretando Basílio, que tem uma carreira marcada por premiações em vários concursos de dança e por integrar elenco de importantes companhias como Cia. De Dança Sesiminas, Deborah Colker, Cia. Paulista de Dança, São Paulo Cia. de Dança. David Gabriel, também integrante do Grupo Corpo, é natural de Belém do Pará. É formado em ballet clássico e contemporâneo pela escola do Teatro Bolshoi (2019). Integrou o elenco da Cia. Jovem Bolshoi Brasil em 2020 e também da São Paulo Cia. De Dança, no primeiro semestre de 2022.

Interpretando os toureiros presença dos bailarinos da ATM Centro Cultural de Danças: Pedro Lopes, que iniciou seus estudos aos 18 anos e participou do exame da Royal Academy Of Dance, obtendo destaque, além de várias premiações em concursos. Guilherme Godoy, formado pela Royal Academy of Dance (RAD), integrou o corpo de baile do Grupo Mineiro de Danças Clássicas e foi solista convidado do Ballet Nayana Rick. Renan Rocha que começou seus estudos na dança aos 15 anos na Academia Toute Forme e concluiu sua formação técnica em dança pelo CEFART – Centro de Formação Artística e Tecnológica do Palácio das Artes. E Vitor Moreira, que começou sua carreira no ballet aos 6 anos, passando por várias escolas e grupos, dentre eles o Ballet Jovem Minas Gerais e o CEFART – Centro de Formação Artística e Tecnológica.

PERSONAGEM

A personagem principal de Dom Quixote é a bailarina Maria Eduarda Caetano, prata da casa, que iniciou seus estudos de ballet com Salette Olguin, aos 2 anos. Atuou em vários espetáculos da Academia Olguin como protagonista, dentre eles O Lago dos Cisnes, Dom Quixote, Paquita e vários outros. Atualmente Maria Eduarda cursa Medicina em Belo Horizonte, mas continua com suas aulas e participações em espetáculos de dança.

Também no elenco a bailarina Larissa Olguin, como Mercedes; Roberto Yokel, ator do Grupo Rizoma de Coronel Fabriciano, interpretando Dom Quixote; Alexandre Dias como Sancho Pansa; Geraldo Correa Alves como Gamache; e Luan Gonçalves Rocha, aluno da EM de Artes Cênicas Antônio Roberto Guarnieri, como Lorenzo.

As apresentações de encerramento desta edição do Centro de Referência em Dança do Vale do Aço prestam uma justa homenagem aos 50 anos da Academia Olguin, espaço que é tombado como patrimônio histórico de Ipatinga e tem sua história intrinsecamente ligada ao crescimento da área cultural da região. Sua inauguração, em dezembro de 1971, marcou o início uma trajetória significativa de fomento e incentivo para o surgimento de vários grupos culturais no Vale do Aço. As comemorações dos 50 anos tiveram início em dezembro de 2021, com exibição de vídeos e lançamento do site www.academiaogluin.com.br e culminam agora com os espetáculos que reúne um elenco de cerca de 150 pessoas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com