Cultura

Instituto Cultural finaliza ano com 31 mil pessoas atendidas

(Crédito: Nilmar Lage/Cilindo Ocular)

 

IPATINGA – Em 2013 a Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas beneficiou mais de 31 mil pessoas em seus programas de arte-educação. No total, foram 496 agendamentos feitos por escolas públicas e privadas, universidades, grupos portadores de necessidades especiais, creches e demais instituições sociais do Colar Metropolitano do Vale do Aço.

Criada em 2003, a área foi concebida com a finalidade de desenvolver programas para as comunidades do Vale do Aço. As atividades propostas funcionam como ferramentas facilitadoras para intermediar a relação do público com o universo artístico e suas diversas linguagens. “Trabalhamos embasados na ideia de que a educação é fruto não somente das atividades curriculares, mas, também, do convívio social fora da sala de aula”, explica a diretora do Instituto Cultural Usiminas, Mariana Martins.

GRUPOS
A programação da área se divide em três grandes grupos: Laboratório Usicultura (atividades voltadas aos educadores), Escola-Usicultura (promove ações direcionadas aos alunos) e Arte em Família (programa de vivências artísticas para crianças e suas famílias).

Até novembro de 2013, dentro do programa ‘Visitas Orientadas às Exposições’, foram realizados 75 agendamentos de escolas e instituições que trouxe um público de quase 11 mil pessoas às exposições. Estiveram em cartaz na Galeria Hideo Kobayashi, localizada no Centro Cultural Usiminas, cinco exposições de artes. Além do trabalho com as instituições e escolas, a Ação Educativa também realiza projeto “Arte em Família”, que tem como objetivo instigar a participação da família nos programas de arte-educação oferecidos pelo Instituto. Foram propostas atividades lúdicas e gratuitas para que as crianças e seus responsáveis tivessem um momento de recreação. Em 2013 foram realizados oito encontros, que trouxeram um grupo de 354 pessoas.

DÉCADA

Nesses dez anos de atividades, a Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas já beneficiou cerca de 334 mil pessoas e mais de 300 escolas do Colar Metropolitano do Vale do Aço. Isso demonstra que a equipe da Ação Educativa está preparada para realizar um atendimento personalizado e indicar os programas mais adequados a cada segmento. “Graças aos 10 anos de atividades bem sucedidas, o relacionamento do público escolar com o Instituto tem se estreitado cada vez mais. E hoje, as nossas programações são tão bem aceitas e procuradas, que a equipe de Ação Educativa precisa fazer fila de espera nos agendamentos”, explica Mariana.

 

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com