Cultura

Bracher pinta painel sobre Belo Horizonte

O artista iniciou recentemente em Ouro Preto a produção de um painel, que será composto por três grandes telas, que fará parte do acervo de um dos equipamentos do Circuito Liberdade. A próxima fase de produção da obra de Bracher, está marcada para os próximos dias 17, 18 e 19/10, na sede do IEPHA.   

BH – A capital mineira irá receber nos próximos dias 17, 18 e 19 de outubro, uma etapa importante do projeto “Belo Horizonte, Cidade da Cultura – Pampulha, Patrimônio Cultural da Humanidade”. Concebido e executado pelo pintor Carlos Bracher, um dos artistas mineiros mais reverenciados em todo o mundo, a proposta consiste na concepção e pintura de um painel instalação, em formato tríptico, composto por duas  telas de 3 metros de altura por 5 metros de largura e, ao centro, uma tela de 3 metros de altura por 7 de largura, que será instalado posteriormente na capital mineira em um dos equipamentos que integram o Circuito Liberdade. Todo o processo criativo será documentado em fotos e vídeos. A entrega oficial da obra será realizada no dia 31 de outubro, durante uma cerimônia aberta que contará com a exibição do documentário. O projeto tem o patrocínio da Cemig, a Companhia Energética de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com a chancela da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, a Secult.

TÉCNICAS DIFERENTES

A obra, que será apresentada em formato de exposição permanente, tem sua concepção norteada pela transferência da capital de Minas Gerais, da antiga Vila Rica para Belo Horizonte. 

A cidade projetada para ser uma referência, a partir do traçado urbanístico de Aarão Reis, foi inaugurada em 12 de dezembro de 1897. Para representar a cidade e todas as suas nuances, Bracher optou por reunir nesta única obra diferentes técnicas, como pintura, escultura, plotagem de textos, vídeos e música, criando um cenário tridimensional. A proposta é que o espectador percorra todo o painel de forma lúdica e interativa, compreendendo as etapas e os personagens que foram determinantes na história.  Desta forma, o painel “Belo Horizonte, Cidade da Cultura – Pampulha, Patrimônio Cultural da Humanidade” irá retratar o caráter dinâmico e multicultural que a capital mineira foi desenvolvendo com o passar do tempo. A cidade é hoje referência nacional em diversas áreas, como música, teatro, artes plásticas, dança, literatura, arquitetura, moda, esporte, gastronomia, entre outros. A conquista do título de Patrimônio Cultural da Humanidade conferido ao Conjunto Moderno da Pampulha é uma clara referência à importância desta cidade para o mundo.

INSPIRAÇÃO

“Estou muito empolgado com essa possibilidade de criar e também produzir estes trabalhos a partir deste encontro com o público.  A inspiração parte da temática do projeto e agrega diversas outras manifestações que contribuíram para a formação da nossa história, como a música, a literatura, a poesia e a arquitetura”, destaca Carlos Bracher. 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com