Nacionais

Apoiado pelo banditismo na Amazônia, Bolsonaro diz que jornalista era “malvisto”

(DO UOL) – O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou hoje que o repórter britânico Dom Phillips, desaparecido há dez dias ao lado do indigenista Bruno Araújo Pereira na área do Vale do Javari, no Amazonas, era “malvisto na região” por fazer “muita matéria contra garimpeiro” e/ou com foco em conflitos ambientais. Em entrevista ao canal da apresentadora Leda Nagle no YouTube, ele também classificou a presença do jornalista no local como uma “excursão”. Dom e Bruno sumiram depois de uma parada em uma comunidade ribeirinha do rio Itacoaí, quando estavam fora da terra indígena do Vale do Javari e voltavam para a cidade de Atalaia do Norte, no oeste do Amazonas. O trajeto tem cerca de 70 km. Colabo

Colaborador do jornal inglês The Guardian, o repórter percorre a região para produzir reportagens.

“ESSE INGLÊS”

“Os dois resolveram entrar numa área completamente inóspita sozinhos, sem segurança e aconteceu problema. Desde primeiro dia estamos buscando as pessoas na região e não estamos tendo sucesso”, disse. O presidente, que tem sido pressionado publicamente por opositores, por autoridades e pela mídia internacional, afirmou que a região do Vale do Javari é “bastante isolada” e que “muita gente não gostava” de Dom. Para Bolsonaro, o jornalista, a quem chamou de “esse inglês”, deveria “ter segurança mais que redobrada consigo próprio”. “Esse inglês, ele era malvisto na região. Porque ele fazia muita matéria contra garimpeiro, a questão ambiental… Então, aquela região lá, que é bastante isolada, muita gente não gostava dele. Ele tinha que ter mais do que redobrado a atenção para consigo próprio. E resolveu fazer uma excursão”, disse.

CULPA DA VÍTIMA

Essa não é a primeira vez que Bolsonaro tenta relacionar o desaparecimento [decorrente de um possível ato de violência, ainda não confirmado pelas autoridades policiais] com um suposto descuido de Dom Phillips e de Bruno Pereira. Em 7 de junho, dois dias depois que o sumiço foi relatado, o presidente afirmou publicamente que ambos estavam em uma “aventura” “não recomendável” pela Amazônia.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com