Cultura

Timóteo e Ipatinga recebem Festival Murucututu Itinerante

Sábado e domingo (24 e 25/6), a partir das 15h, festival ocupa Praça do Coliseu, em Timóteo; Ipatinga recebe as atrações nos dias 27 e 28 de junho, no Teatro Zélia Olguin

IPATINGA – O colorido e a alegria do Murucututu Itinerante – Festival para crianças vão tomar conta da Praça do Coliseu em Timóteo, neste fim de semana, de sexta a domingo (23 a 24/6), e em Ipatinga nos dias 27 e 28/6. O Festival Murucututu, que está levando experiências artísticas gratuitas para o público infantil, teve início no dia 31 de maio e já pousou nas cidades de Antônio Dias, Fabriciano, Itabira e Nova Era, com programação de teatro, música, circo e cinema, além de quase 150 oficinas para escolas, com diversas linguagens artísticas para as crianças.

TIMÓTEO

O Murucututu chega a Timóteo nesta sexta-feira (23/6), com sessões às 9h30, 13h40 e 15h10, para escolas do espetáculo “Prutiti – Memórias de Estimação” – Insensata Cia de Teatro. A comunidade vai poder participar das atrações gratuitas na Praça do Coliseu neste sábado e domingo (24 e 25/06), a partir das 15h, com o encontro criativo para as crianças, espetáculo  “Memórias de um Quintal” – Insensata Cia. de Teatro, e “Regalos”(Teatro para bebês) – DaMa Espaço Cultural, também com a Mostrinha de cinema. O Teatro Zélia Olguin Ipatinga vai ser palco do festival nos dias 27 e 28 de junho, com apresentações para escolas do espetáculo “Xabisa”.

VALE DO AÇO

A primeira parada do Murucututu foi em Itabira, no dia 31 de maio, levando quase 600 crianças para a plateia do espetáculo Brinquedorias do Grupo Serelepe, para estudantes e educadores. Em Nova Era, o Murucututu alcançou cerca de 2 mil pessoas participando ativamente das atividades. Mais de 400 alunos e professores, passaram pela Fazenda da Vargem, no dia 2/6, para assistir o espetáculo Petit Gatão Pocket Show” e nos dias 3 e 4/6 (sábado e domingo), a comunidade abraçou o Murucututu na Praça Morro do Padre, participando da programação artística com os espetáculos e mostrinha de cinema. Coronel Fabriciano foi a terceira cidade a receber a programação, no dia 14/06, com apresentações do espetáculo “Aquarela” – Grupo Maria Cutia.

Antônio Dias sediou as atrações na última semana, no dia 15/6, com apresentações para escolas, do espetáculo “Na Roda” – Grupo Maria Cutia. No fim de semana dos dias 17 e 18/6 (sábado e domingo), a Praça Ana Angélica, no Centro da cidade, recebeu a programação com encontro criativo para as crianças, espetáculos “Nossa Brincadeira de Boi”, do Teatro Farroupilha, “Chapeuzinho Vermelho”, do grupo O Trem Companhia de Teatro, “Berenice e Soriano”, encerrando com a mostrinha de cinema.

INSPIRAÇÃO

Murucututu é o nome indígena dado a uma coruja que vive na região Amazônica e no Pantanal, mas também é uma figura importante do folclore brasileiro. Na cultura popular, é a mãe do sono invocada em canções de ninar e, para alguns povos, é o grande mistério, uma divindade que rege os ciclos da natureza. É também uma homenagem ao espetáculo, de mesmo nome, do Duo Rodapião, de Belo Horizonte, formado por Eugênio Tadeu, curador do festival, e Miguel Queiroz.

O Murucututu – Festival para Crianças é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e da CENIBRA. Realização Aventura e Ministério da Cultura – GOVERNO FEDERAL União e Reconstrução.

SERVIÇOS

Murucututu – Festival para Crianças

24 e 25 de junho – Timóteo (Praça do Coliseu)

31 de maio a 28 de junho – Antônio Dias, Cel. Fabriciano, Ipatinga, Itabira, Nova Era e Timóteo

Programação completa: https://www.instagram.com/murucututu/

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com