Nacionais

Tenda Literária chega a Santana do Paraíso

Projeto de literatura promove ação para alunos e comunidade com programação gratuita na Praça da Matriz, nos dias 12 e 13 de maio

PARAÍSO – O Projeto Tenda Literária traz para Santana do Paraíso, nas próximas sexta (12) e sábado (13), a diversão do seu festival de literatura itinerante com livros e muita leitura, contação de histórias, brincadeiras e personagens conhecidos pelas crianças da região. O projeto é viabilizado com patrocínio da Cipalam, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o apoio do Instituto Raimundo Anício e Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso, com a realização da Criativo Produções e Ministério da Cultura do Governo Federal.

ACESSO À CULTURA

As atividades gratuitas visam ampliar o acesso à cultura a crianças de 6 a 10 anos de idade, além de incentivar o hábito da leitura e levar atividades de lazer. As atividades são abertas ao público e contarão com a participação dos alunos e professores da rede pública de ensino do município, beneficiando cerca de 700 pessoas.

Além de uma divertida programação, o evento contará com um espaço para obras literárias de escritores e artistas da região do Vale do Aço. O produtor da Criativo Produções, Bruno Minafra, falou sobre o evento. “Após o sucesso em 2022 em outras cidades, trazer para Santana do Paraíso a Tenda Literária nos aproximam ainda mais da comunidade e nos deixa orgulhosos de promover o estímulo à leitura para além das salas de aula, de forma lúdica e com diversão, e também de divulgar os talentos da literatura da nossa região”, disse.

PRESENTE

A Coordenadora do Instituto Raimundo Anício, Cleide Andrade, pontua que a Cipalam Soluções em Aço acredita que por meio da educação e da cultura é possível transformar pessoas e realidades. “A Tenda Literária é um presente cultural, onde empresa e comunidade têm a oportunidade de adquirir conhecimentos por meio da leitura, proporcionando aos visitantes do festival, um dia de interações e socializações”, finalizou.

LITERATURA NA PRAÇA

Entre as atrações presentes na praça estão a contação de histórias com Raquel Viera, que interpreta a personagem Flora Manga, Dama Espaço Cultural, Professora Kakau, Nena de Castro e Grupo Historiarte. Com jogos pedagógicos e lúdicos, feitos a partir do reaproveitamento de madeira e que trabalham a cognição, a coordenação motora e envolvem muita criatividade, o Instituto Ideias também vai marcar presença na Tenda Literária.

A Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso estará presente com a Secretaria Municipal de Educação, levando o projeto “Ler e Prazer na Primeira Infância”, com exposição de coleções literárias infantis e jogos.

O evento contará com a presença do projeto Kombixadrez com um tabuleiro gigante, para o público aprender e jogar e da Equipe Crialegria, que promoverá brincadeiras antigas, vivências lúdicas, práticas de atividades recreativas para o público presente.

SERVIÇO

Tenda Literária

Praça da Matriz – Centro de Santana do Paraíso

Sexta (12): das 8h às 11h

Espetáculo ‘A Odisseia de Ulisses’: às 8h30

Sexta (12): das 13h às 16h

Espetáculo ‘O Show de Ariela”: às 14h

Sábado (13): das 9h às 12h

Espetáculo ‘O Show de Ariela’: às 9h30

Entrada gratuita

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com