Economia

Supermercados abrem no feriado desta quinta

Empresas têm autorização para funcionar em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo

Foto: O chamado “varejo alimentício” estará de portas abertas no Dia de Finados – Crédito: Emmanuel Franco

IPATINGA – O varejo alimentício das três principais cidades do Vale do Aço estará de portas abertas nesta quinta-feira (02), Dia de Finados, feriado nacional. Por força de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), têm autorização para funcionar – em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo –,  supermercados, açougues, casas de carne, mercearias, varejões, hortifrútis, sacolões e peixarias.

De acordo com a Lei 11.603/2007, só é permitido o trabalho em feriados, nas atividades do comércio em geral, quando autorizado em CCT e observada a legislação municipal. O Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço tentou a abertura do setor supermercadista na maioria dos feriados de 2023, mas os respectivos sindicatos laborais aceitaram negociar só a metade das datas.

Em Ipatinga, as empresas do segmento alimentício funcionam das 8h às 18h nesta quinta, enquanto em Coronel Fabriciano e Timóteo a abertura será das 8h às 14h.

OUTROS SEGMENTOS

Farmácias, postos de combustíveis e padarias, são mais setores que estarão abertos neste 02 de novembro, amparados por outra legislação federal. O chamado “comércio de rua”, aquele que culturalmente cumpre horário especial em datas comemorativas, não tem autorização para funcionar.

No Shopping Vale do Aço, a abertura das lojas e dos quiosques é facultativa, ou seja, podem funcionar, das 12h às 18h, sem usar a mão de obra dos empregados, mas com os proprietários na linha de frente. Cinema e Praça de Alimentação também operam, assim como o supermercado Coelho Diniz e a drogaria Indiana.   

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com