Internacionais

Steve Bannon é condenado a 4 meses de prisão nos EUA

WASHINGTON – O estrategista Steve Bannon, principal expoente da extrema direita norte-americana e artífice das teorias de conspiração contra o estado democrático de direito, que influencia posições como as de Jair Bolsonaro no Brasil, foi condenado a quatro meses de prisão por se recusar a cooperar com parlamentares que investigam o ataque ao Capitólio dos Estados Unidos por uma multidão pró-Trump no ano passado. Bannon atuou como estrategista sênior do ex-presidente Donald Trump.

Durante uma audiência de sentença, o juiz distrital Carl Nichols também ordenou que Bannon pague uma multa de US$ 6,5 mil. Bannon foi condenado em julho por duas acusações de desacato ao Congresso por não fornecer documentos ou prestar depoimento. Cada uma das duas acusações poderia gerar o mínimo de um mês e máximo de um ano de prisão e multa de até US$ 100 mil.

O juiz permitiu que Bannon adie o cumprimento de sua sentença, enquanto apela do veredito.

O promotor J.P Cooney disse na audiência de hoje que Bannon escolheu desrespeitar o Congresso. Ele “não está acima da lei, e é isso que torna este caso importante”, afirmou Cooney.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com