Cidades

PMI avança no programa de controle populacional de cães e gatos

Em menos de dois meses, já foram castrados aproximadamente 350 cães e gatos

IPATINGA – A Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de Saúde e da Seção de Controle de Zoonoses, anunciou nesta quarta-feira (28) que já alcançou 10% da meta estabelecida em parceria com o Ministério Público para o controle populacional de animais. Em menos de 60 dias, aproximadamente 350 cães e gatos foram atendidos pelos serviços oferecidos pelo programa.

A previsão é de que sejam atendidos cerca de 3.300 cães e gatos por ano. O programa é direcionado a animais com idades entre três meses e oito anos, pertencentes a pessoas residentes no município.

O prefeito Gustavo Nunes ressaltou que a castração é uma das ações do programa, mas não a única. Ele destacou ainda a importância de educar para a guarda responsável, combater o abandono e os maus-tratos e criar legislações específicas. “Uma equipe multidisciplinar está empenhada na construção de um programa de controle populacional abrangente”, observou.

PRÉ-CADASTRO

Os serviços são oferecidos mediante pré-cadastro, no qual o munícipe será contatado por telefone para confirmação do cadastro e agendamento da castração. É importante mencionar que animais braquicefálicos, como gatos da raça Persa e cães das raças Buldogue, Boxer, Pug e Shih-tzu, não são contemplados no programa, devido aos protocolos anestésicos especiais necessários e ao risco cirúrgico aumentado.

A gerente da Seção de Controle de Zoonoses, Vanessa Andrade, esclareceu que os tutores ou responsáveis residentes que desejam castrar seus cães e gatos podem entrar em contato pelos telefones (31) 3829-8383 ou 3829-8313 para receber as orientações necessárias e realizar o cadastro. Pessoas que monitoram animais comunitários também devem entrar em contato por telefone, para que a castração destes, que é prioritária para o programa, seja planejada.

PROGRAMA POPULACIONAL

O programa de controle populacional de cães e gatos da Prefeitura de Ipatinga teve início com o Censo Canino e Felino, realizado em novembro de 2022. O censo revelou que o município possui um total de 28,3 mil animais, excluindo os animais de rua. Dentre os animais domiciliados, foram contabilizados 17,8 mil cães e 5,2 mil gatos.

Com o avanço do programa de controle populacional, a Prefeitura de Ipatinga busca reduzir o número de animais abandonados e controlar a superpopulação nas ruas, promovendo a saúde e o bem-estar dos animais e da comunidade em geral.

Do total de animais castrados até o momento, 26% são animais de rua, comunitários ou de colônia, o que demonstra o direcionamento correto das ações para as situações de maior risco epidemiológico.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com