Opinião

“Pelos seus frutos os conhecereis”: O “Avivamento” de Asbury e suas aguardadas consequências

“Nós nos achamos tão abaixo do padrão normal do cristianismo neotestamentário que o normal nos parece anormal”. (Leonard Ravenhill em seu livro “Por Que Tarda o Pleno Avivamento?”)

Acredito que muitos dos leitores tenham tido conhecimento sobre o evento ocorrido na Asbury University, localizada na cidade de Wilmore, Kentucky, nos Estados Unidos.

Para aqueles que não tomaram conhecimento, aqui vai um pequeno e simplório resumo.

No dia 08 de fevereiro, estudantes da Asbury University realizaram um culto rotineiro na universidade, mas, após o término da reunião, alguns estudantes continuaram ali, orando e cantando. Após estes, outros estudantes vieram, e depois outros, e depois outros… professores e funcionários da universidade também se juntaram aos alunos que ali estavam. Depois vieram outras pessoas de fora da universidade que também se juntaram aos alunos, com isso, a reunião de louvor, oração e testemunhos foi crescendo cada vez mais, indo muito além do que era no início, de maneira que muitos dos que ali estavam, não queriam ir embora. E isso fez com que o culto iniciado pelos alunos de Asbury durasse, incessantemente, por 13 dias consecutivos, atraindo pessoas do país, e até do mundo todo, para o “Avivamento” que estava ocorrendo na Asbury University.

Durante 13 dias consecutivos, as pessoas dentro do Stadium da Asbury University oraram, cantaram, contaram seus testemunhos e pregaram a Palavra, compartilhando entre si, porções das Escrituras. Tudo isso foi tomado como um novo “Avivamento” cristão. Mas, será que podemos tomar como certo que o fato de as pessoas ficarem cultuando a Deus por 13 dias consecutivos classifica o evento como um genuíno avivamento cristão?

Os eventos chamados historicamente de “avivamentos” são momentos significativos na história do cristianismo, que se caracterizam por um aumento no fervor espiritual e na conversão de pessoas ao cristianismo. Esses momentos podem ocorrer em contextos e formas diferentes, desde o nível pessoal, passando pelo nível comunitário, podendo crescer e alcançar o nível nacional e, até mesmo, alcançar o nível de escala mundial, onde o mundo todo é alcançado e impactado pelo avivamento iniciado, muitas vezes, em pequenas cidades. Ao longo da história, muitos avivamentos ocorreram, tanto na Bíblia quanto na história moderna, e todos causaram grande impacto no período e no contexto cultural em que ocorreram, e muitos foram os que romperam drasticamente com todas as barreiras culturais e geográficas de sua época alcançando lugares inicialmente inimagináveis. Pretendo, no próximo artigo, abordar alguns dos avivamentos bíblicos e da era moderna, destacando a importância e os impactos de cada um.

Por hora, basta que entendamos que os eventos conhecidos como “avivamentos”, principalmente os bíblicos, foram caracterizados por uma forte presença de Deus e, principalmente ação divina, e muitas conversões, resultando numa mudança completa na forma de vida das pessoas alcançadas por tais avivamentos, e isso se refletia na sociedade e na cultura de sua época, que eram, aos poucos, modificadas em decorrência da mudança ocorrida na vida dessas pessoas que não se restringiu, simplesmente, ao “calor do momento”, dando frutos por um longo período de tempo.

Os avivamentos têm, como característica importante, a ênfase no arrependimento e na santidade. Os pregadores e líderes enfatizam a necessidade de se arrepender e abandonar o pecado para se aproximar de Deus.

Outra característica dos avivamentos genuínos, e acredito que seja o ponto mais importante a ser destacado para que um avivamento seja realmente “genuíno”, é a importância que é dada à pregação e à exposição bíblica. Se o chamado “avivamento” não dá a verdadeira importância à pregação do evangelho, sendo tal evento centrado somente em emocionalismo, sentimentalismo momentâneo, confinado em um único lugar sem ter uma ação prática na sociedade ao redor, o culto pode durar um século ininterrupto, mas essa durabilidade não o classificará como um avivamento genuíno. O verdadeiro avivamento impacta, rompe barreiras, rompre fronteiras, alcança o maior númerode pessoas dispostas a ouvir a mensagem evangelística, ele é transmutado em ação, as palavras e ensinamentos ouvidos a partir da pregação bíblica são convertidas em ações práticas, transformando os ouvintes, não se reduzindo a locais e experiências pessoais que não possam ser úteis para a verdadeira transformação de outros. Ser Eclesia – Igreja -, é ser “chamados para fora” – para fora do “sistema” mundano, mas também é ser “chamados para fora” do nosso egoísmo, nosso sentimentalismo, nosso emocionalismo, para fora dos sistemas que criamos para nós mesmos na intenção de massagear nosso ego e nos sentirmos “bem” em um mundo tão mal. E também é ser “chamados para fora” da comodidade de nossos templos e catedrais para levarmos ao mundo a mensagem do evangelho, mesmo que isso nos custe a vida -.

Destaco aqui um período de avivamento na história de Israel, durante a restauração religiosa encabeçada por Esdras e Neemias, a exposição Bíblica teve uma importância enorme! Neemias narra que durante seis horas ininterruptas, – um quarto de dia -, a Palavra de Deus era exposta, lida e explicada a todo o povo através por intermédio de Esdras. E, ao ouvir a exposição de Esdras, o povo chorava amargamente, arrependido, tendo expostos diante de si os seus pecados, os seus caminhos tortuosos, as suas más obras, e isso lhes doía imensamente. Era doloroso para eles enxergarem o quão distante eles estavam daquilo que era a vontade de Deus. Se Asbury foi um avivamento genuíno, isso só o tempo dirá, mas, nos avivamentos que foram comprovados no decorrer da história, em todos eles, sem exceção, a leitura bíblica teve uma importância crucial.

É, a partir da leitura da Bíblia, da exposição das palavras de Deus expressas nas Escrituras que se forma a base para um avivamento genuíno, sincero, duradouro, e que causa um verdadeiro impacto, trazendo boas consequências para todos os envolvidos e, principalmente, para as pessoas que orbitam ao redor dessas pessoas envolvidas. Um verdadeiro avivamento que tem em sua gênese, e como ponto central, a exposição e vivência das Escrituras trará consequências boas para as pessoas envolvidas e para as pessoas ao redor. Dependendo do tamanho e profundidade desse avivamento, toda uma cidade pode ser impactada, todo um país e, até mesmo, todo o mundo!

Se o que aconteceu em Asbury foi um avivamento genuíno, só o tempo dirá. Pois, somente através das consequências boas advindas desse evento, somente através de seus frutos, é que veremos se ele foi, e continuará sendo, um genuíno avivamento, e essas consequências e frutos só virão com o tempo. Então, só nos resta esperar pelas aguardadas consequências advindas de Asbury, pois, enquanto isso não vir a acontecer, mesmo que seja só lá, restritas a cidade de Wilmore, o evento em Asbury terá sido somente um culto “fora do normal” para a sociedade, e a religiosidade, do mundo atual. Então, que aguardemos pelos frutos e pelas consequências advindas desse evento singular.

No próximo artigo, falarei sobre alguns avivamentos do período bíblico e da história moderna, e sobre as consequências que eles trouxeram.

Wanderson R. Monteiro é bacharel em Teologia, graduando em Pedagogia. Coautor de 4 livros e vencedor de três prêmios literários.

(dudu.slimpac2017@hotmail.com) São Sebastião do Anta – MG

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com