Cidades

Merenda de creches de Ipatinga recebe suplemento alimentar

Secom PMI

IPATINGA – A pequena Emanuelly, de dois anos, e seus amigos do Centro Educacional Infantil Criança Feliz, no Centro de Ipatinga, vão crescer ainda mais fortes e saudáveis. É que a merenda oferecida às crianças, que já era nutritiva, está mais completa. O almoço, além de carne com legumes, arroz, feijão e macarrão, veio acompanhado de suplemento de vitaminas e minerais.

NUTRISUS

A fortificação alimentar para merenda de creches públicas integra a estratégia do programa NutriSUS, do Ministério da Saúde, em implantação pela Prefeitura de Ipatinga. Na primeira fase foram pactuadas nove instituições de Educação Infantil, beneficiando mais de 500 crianças de seis meses a menores de quatro anos. A Prefeitura já iniciou a distribuição do suplemento em forma de sachês, que são compostos de 15 micronutrientes (vitaminas e ferro, em pó) adicionados uma vez ao dia em uma das refeições ofertadas às crianças.

Coordenadora Pedagógica do Centro Educacional Infantil Criança Feliz, Jovelina Silvestre Silva, vê com bons olhos a novidade. “O suplemento vai complementar a alimentação de qualidade garantida pela Prefeitura de Ipatinga às creches municipais e conveniadas. O suplemento não altera o sabor das refeições e garante os nutrientes necessários para atuar no crescimento e desenvolvimento saudável das nossas crianças”, avalia a profissional.

Referência técnica do Programa Saúde na Escola (PSE) de Ipatinga, Tatiana Cunha Franca conta que, para implantar o NutriSUS, foram realizadas reuniões com profissionais das creches contempladas e os pais de alunos, para repassar orientações sobre a utilização do suplemento e prestar esclarecimentos sobre a estratégia adotada na rede municipal. Os sachês são enviados para as creches em porções individuais e abertos no momento de serem misturados à refeição servida para a criança.

ACOMPANHAMENTO

O NutriSUS é ministrado em ciclos: a criança recebe um sachê por dia, até completar 60 dosagens. Após uma pausa de quatro meses é reiniciado um novo ciclo. Em Ipatinga, o diferencial é que a saúde das crianças beneficiadas pela estratégia será monitorada de perto. Antes de começar e ao final de cada ciclo, todos os alunos das creches contempladas passarão por exames de sangue para avaliação de eventuais carências nutricionais.

CARÊNCIAS
Estima-se que 1/4 da população mundial tenha anemia. As crianças destacam-se entre os grupos mais vulneráveis à deficiência, devido ao alto requerimento de ferro exigido durante o processo de crescimento, que dificilmente é atingido somente pela alimentação. De acordo com o Estudo Nacional de Fortificação da Alimentação Complementar (ENFAC), promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), a suplementação reduz em 38% os casos de anemia e em 20% a deficiência de ferro após o uso do sachê em pó.

Conforme dados do Ministério da Saúde, a ação vai beneficiar mais de 330 mil crianças de 1.717 municípios brasileiros até o final deste ano. O NutriSUS está de acordo com orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com