Cultura

Los Películas Cineclube exibe “Close” no Espaço Hibridus

O Los Películas promove em maio a exibição do filme belga “Close”, produção premiada em Cannes em 2022, com indicação de Filme Internacional no Oscar 2023

IPATINGA – O Espaço Hibridus – Ponto de Cultura recebe o Los Películas Cineclube para a exibição de “Close”, na sexta-feira (5), a partir das 19h30. Trata-se de produção premiada em Cannes em 2022, com indicação de Filme Internacional no Oscar 2023.

Com direção de Lukas Dhont, que também assina o roteiro com Angelo Tijssens, o longa é um retrato de uma amizade entre dois adolescentes que têm sua relação questionada por atravessamentos, devido a masculinidade tóxica presente na sociedade. Léo e Remi têm suas inocências desmoronadas devido aos preconceitos que permeiam seus círculos de convivência.

LGBTFOGIA

Luka, em seu filme, numa espécie de coming of age de tragédia, aponta uma reflexão acerca de como a subjetividade de uma pessoa pode ser afetada por uma realidade desumana.

Camila Mendonça, psicanalista, curadora do Los Películas e fundadora do GT – Gênero e Diversidade, explica que a escolha de Close para este mês faz menção ao 17 de maio, Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia. “Trata-se de um momento histórico no qual em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou de considerar a homossexualidade como uma doença. Entretanto, observamos atos preconceituosos diários que afetam a saúde mental e física de muitas pessoas LGBTQIAP+. Ao escolhermos a obra procuramos mostrar a potencialidade do audiovisual em abordar temáticas atuais e ao mesmo tempo possibilitar ao espectador de poder assistir uma produção cinematográfica que não está acessível ao grande público”, destaca Camila.

A exibição e realizada dentro da programação do projeto aprovado pelo Los Películas Cineclube no Edital Arte Salva – Exibe Minas, com apoio do GT – Gênero e Diversidade, Coletivo Bill, Hibridus, CEPP – Centro de Estudos e Pesquisa em Psicanálise. É realizado por Márcio Castro e Governo de Minas Gerais e executado com recursos do Fundo Estadual de Cultura.

A curadoria do Los Películas Cineclube é assinada por Márcio Castro, Andres Gonzales, Enyaly Poletti, David Romeros, Camila Mendonça, Beto Oliveira, Éderson Caldas e Marilda Lyra. Para a exibição desta sexta-feira a entrada é franca e o Espaço Hibridus fica localizado na Avenida 28 de Abril, 621, 4º andar, Centro – Ipatinga-MG.

SERVIÇO

Los Películas Cineclube

05/05/2023 às 19h30 – Espaço Hibridus – Av. 28 de abril 621 4º andar Centro/Ipatinga

Longa: CLOSE

Direção: Lukas Dhont

Duração: 1h44min

Classificação Indicativa: 14 anos

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com