Nacionais

Lewandowski será novo ministro da Justiça

Ministros do STF são avisados sobre escolha; ministro aposentado do Supremo já trabalha na definição de seus auxiliares de confiança

Integrantes do Palácio do Planalto avisaram alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu Ricardo Lewandowski, ministro aposentado da Corte, para ser o novo titular da Justiça e Segurança Pública de seu governo, substituindo Flávio Dino, que assumirá uma vaga na Corte.

Segundo fontes, a sinalização foi vista com bons olhos pelos ministros consultados pelo Planalto.

O anúncio deve ser feito nos próximas dias. Segundo auxiliares do presidente Lula, Lewandowski ficou de definir os seus principais auxiliares antes da oficialização.

Lula e Lewandowski se encontraram no início da semana no Palácio da Alvorada para definir detalhes, entre os pontos acertados está o de que o ministério não será dividido e a Segurança Pública continuará sob a alçada da Justiça.

Segundo relatos feitos à CNN, o presidente recomendou apenas que, por não ter experiência, o novo ministro escolha um nome forte para a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

No Palácio do Planalto, é cogitada a possibilidade de, em um primeiro momento, o secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, ficar à frente da estrutura como interino. Cappelli, no entanto, já sinalizou que não tem interesse em assumir a secretaria nacional.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com