Cidades

Ipatinga comemora bicentenário da Independência com desfile cívico

Evento que marca celebração histórica dos 200 anos do Grito do Ipiranga tem início às 8h30, na avenida Roberto Burle Marx, com expectativa de público recorde

IPATINGA – O município realiza as festividades do 7 de setembro no Parque Ipanema, na próxima quarta-feira, para acompanhar de perto a grande parada cívica que marcará o bicentenário da Independência do Brasil. A Prefeitura de Ipatinga, por meio das secretarias de Educação (SME) e Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), contando ainda com pessoal de apoio de todas as demais pastas da administração municipal, celebra o momento histórico com uma rica programação, a partir das 8h30, na avenida Roberto Burle Marx.

ATIVIDADES

A celebração dos 200 anos de Independência do Brasil em Ipatinga será aberta com o tradicional hasteamento de bandeiras ao som do hino nacional, seguindo-se um desfile cívico-militar com a presença de mais 80 entidades que promete grande diversidade. Além de alunos e professores de 49 escolas das redes pública e privada, estarão presentes, alguns deles apoiados por viaturas, pelotões da Polícia Militar com grupos de elite e seus cães adestrados, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Departamento Penitenciário – DEPN, Brigada Mirim, Academia Preparatória Militar e SAMU. Há, ainda, confirmação de clubes de serviços, clube de carros antigos, movimentos da terceira idade, escoteiros, igrejas, agremiações esportivas, associações e entidades representativas do município, assim também como performances da EMAC – Escola Municipal de Artes Cênicas e fanfarras da Banda de Música Tenente Oswaldo Machado (TOM) e Congado do Ipaneminha.

TRÂNSITO

Com a previsão de milhares de pessoas se deslocando a pé, de bicicleta e em veículos de transporte e lotação para a área do principal cartão de visitas da cidade, a administração municipal preparou uma série de ações estratégicas para controle do tráfego, com agentes de trânsito do município, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual.

De acordo com a Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), alguns pontos das principais vias no entorno do Parque Ipanema serão interditados a partir da 0h do dia 7 de setembro, em função de movimentações relacionadas com o desfile cívico. São eles: trevo da avenida Guido Marlière que dá acesso ao Parque; final da avenida Maanaim, que dá acesso ao Ipatingão; parte da BR-458, próximo à rotatória, e trecho ao lado do Novo Cruzeiro, na altura do campo. Haverá, ainda, bloqueio da alça de acesso da BR-381 junto à caixa d’água do estádio.

O acesso aos trechos fechados só será permitido aos ônibus credenciados que levarão os alunos para o desfile. Já o estacionamento do Ipatingão, que abriga cerca de 600 vagas, estará aberto ao público somente até às 8h. Após o fechamento da área para o desfile, os motoristas poderão estacionar nas vias do entorno do Parque Ipanema.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com