Cidades

HMT amplia realização de cirurgias eletivas e de urgências

Meta da unidade hospitalar é zerar a fila desse tipo de procedimento que esteve suspenso durante a pandemia

TIMÓTEO – Um dos grandes gargalos verificados na rede pública de saúde em todo o País são as filas de pacientes em busca de cirurgias eletivas. Desde 2020, com a chegada da pandemia por covid-19, a demanda por cirurgias eletivas aumentou consideravelmente em todo o País, principalmente devido à paralisação temporária dessas intervenções.

No HMT, unidade com cobertura prioritária SUS, o número de procedimentos eletivos no centro cirúrgico aumentou consideravelmente nos últimos meses alcançando a marca de 443 cirurgias sendo 320 cirurgias de urgência e 123 cirurgias eletivas como procedimentos pediátricos, ortopédicos, gerais e de Proctologia. E o mais importante, conforme destaca a coordenadora de Bloco Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização do HMT, Iolanda Ferreira, é que por enquanto não existem mais crianças na fila para cirurgia-geral pediátrica.

MOVIMENTAÇÃO

De acordo com o diretor Belmiro Costa o Hospital e Maternidade de Timóteo vem registrando uma movimentação muito importante com a retomada e ampliação das cirurgias eletivas. Com a intensificação desse tipo de procedimento, o HMT resolve uma demanda que já vinha sendo pleiteada pela Prefeitura de Timóteo e pela própria população.

São dezenas de cirurgias em várias especialidades médicas que vêm sendo feitas para resolver uma demanda que estava represada. Ele aproveita para pedir compreensão à população haja vista que a meta é zerar a fila para cirurgias eletivas. “Essa iniciativa faz parte das ações humanizadas e inclusivas que o HMT vem adotando em benefício da população”, citou.

CUIDADO

O senhor Anísio Aparecido Drumond Araújo, morador do bairro São José, em Timóteo, por exemplo, estava bastante satisfeito com a operação cirúrgica que realizou. Ele precisou se submeter a uma cirurgia de hérnia e por meio do atendimento recebido de médicos e enfermeiras ele explica que ficou mais tranquilo e seguro. “Gostaria de parabenizar aos profissionais do hospital de Timóteo pela atenção. A cirurgia foi um sucesso e só tenho que agradecer o suporte que recebi”, destacou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com