Vida & Saúde

HMC realiza cirurgia inovadora de reconstrução de mandíbula

Procedimento inédito no Vale do Aço foi realizado por uma equipe de dentistas, especialistas em cirurgias buco-maxilo e médico cirurgião geral, com o objetivo de melhorar as condições de vida da paciente

IPATINGA – O Hospital Márcio Cunha realizou nesta terça-feira, 10 de outubro, em Ipatinga, uma cirurgia de reconstrução de mandíbula, por meio de uma prótese ATM (articulação temporomandibular) – articulação responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca – customizada bilateral. O procedimento, que é de alta complexidade, foi realizado de forma pioneira no Vale do Aço, com duração média de seis horas e foi assistido pelos dentistas, cirurgiões buco-maxilo, Michel Campos Ribeiro, Ana Paula Menezes, Rafael Ângelo Soares e Márcio Bruno Amaral, e o médico, cirurgião geral, Felipe Mansur.

PACIENTE

A paciente é uma mulher de 44 anos, moradora de Ipatinga, que necessitou de uma reestruturação total da mandíbula, após passar por cirurgias anteriores na face, que geraram complicações. A indicação à prótese foi dada com o objetivo de promover a recuperação da harmonia facial e o restabelecimento da parte funcional.

“Ela chegou até a nossa equipe bastante debilitada, após passar por processos cirúrgicos que evoluíram para uma degeneração das articulações, que comprometeram a formação do rosto e a mastigação, por conta das alterações no encaixe dos dentes. Somos gratos ao HMC por confiar a nós, essa oportunidade de realizar um procedimento tão importante, que irá proporcionar melhor qualidade de vida a paciente”, destaca o especialista do Hospital Márcio Cunha, Michel Campos Ribeiro.

Para realizar a cirurgia, a equipe de cirurgiões elaborou o procedimento por meio de um planejamento inovador, que com o auxílio de um software, permitiu aos profissionais visualizarem a intervenção virtualmente, oferecendo mais segurança para os especialistas.

“É importante que nós, profissionais, estejamos sempre em constante atualização técnica, por meio de estudos e especializações, para então atender demandas tão desafiadoras como essa, visando garantir a recuperação integral dos pacientes”, enfatiza Michel.

TÉCNICA

Ainda de acordo com o especialista, a aplicação de prótese de ATM customizada é uma técnica específica, aplicada em casos raros, o que a torna um procedimento não habitual, diferente dos casos de cirurgias ortognáticas. A aplicação da prótese é indicada em casos de cirurgias continuamente malsucedidas, como também para situações anquiloses bucal – que é uma rigidez causada nas articulações -, ou em casos de pessoas portadoras de doenças ósseas, como artrite e artrose, que podem desencadear condições que comprometem o desenvolvimento mandibular e todo o sistema bucal.

Após passar pela cirurgia, a paciente permanece em observação e passa bem.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com