Cidades

Fundação Aperam capacita pedagogos nos vales do Aço e Jequitinhonha

TIMÓTEO – A Fundação Aperam Acesita está realizando a Capacitação de Pedagogos das regiões do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha. Com o tema Práticas na Alfabetização, os encontros são conduzidos pela Psicanalista, Psicopedagoga e Doutora em Psicologia Social Marli Andrade e com o Gestor de Projetos, Paulo Henrique.

A capacitação, que integra o Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino, tem como objetivo apoiar e instrumentalizar os profissionais ofertando práticas na alfabetização relacionadas a implementação da BNCC e do Currículo Referência de Minas Gerais.

As ações do Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino visam contribuir com a melhoria do processo contínuo de educação nas áreas de influência da Aperam, reconhecendo, oportunizando e estimulando práticas e temas educacionais inovadores alinhados com as diretrizes da esfera federal, estadual e municipal.

ENGAJAMENTO

Os encontros vêm sendo desenvolvidos no formato virtual e presencial para 120 pedagogos. “Precisamos fomentar a escola como um lugar de aprendizagem, pertencimento e acolhimento para todas as gerações. A pandemia trouxe uma realidade desafiadora para a educação, um cenário que precisa ser compreendido para mapear novas oportunidades de engajamento do aluno”, observa o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.

DESPERTAR

Silvana Valentino atua desde 2016 na rede municipal de Timóteo como educadora do 1º ao 5º ano. Ela coordena a educação integral e é professora no curso normal técnico de magistério na Escola Estadual Capitão Egídio Lima. Para a pedagoga a capacitação, “proporciona um despertar para o conhecimento de formas criativa e intencional. Percebi uma necessidade de reorganização da prática pedagógica. Nosso trabalho aqui na Escola Estadual Capitão Egídio Lima é coletivo, responsável e atuante, buscando sempre articular o conteúdo trabalhado com a arte e cultura, proporcionando uma formação do aluno como protagonista”, destaca.

COMPROMISSO

No Vale do Jequitinhonha, a especialista da educação, Marina Amparo, com especialização em Psicopedagogia, atua há mais de 30 anos na área da educação e atua como Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I da Secretaria Municipal de Educação de Capelinha. De acordo com a educadora, a capacitação tem reafirmado o compromisso da Aperam com a educação. “Há anos, a Aperam vem firmando seu compromisso com a educação por meio de uma série de qualificações. Foi um momento maravilhoso com a absorção de conhecimento repassada pelos palestrantes, mas também um momento de troca entre os profissionais da educação. Quem investe na educação, promove qualidade de vida e igualdade de direitos”, pontuou Marina.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com