Cultura

Festival de Tiradentes define filmes da Mostra Aurora

Sete longas-metragens inéditos integram a seleção da Mostra Aurora da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes

TIRADENTES – A 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, a ser realizada entre 20 e 28 de janeiro de 2023, anuncia a seleção de mais uma edição da Mostra Aurora. Em sua 16a versão, a Aurora – é a seção do evento dedicada a filmes feitos por realizadores com até três longas-metragens na carreira e que se caracteriza por trabalhos estético e narrativo representativos, em várias medidas, do que de mais vigoroso se faz na produção brasileira contemporânea – apresenta os tradicionais 7 títulos inéditos, em pré-estreia mundial, escolhidos pela curadoria de Francis Vogner dos Reis, Lila Foster e Camila Vieira.

“Xamã Punk” (RJ), de João Maia Peixoto

ESCOLHIDOS

Os filmes na Mostra Aurora 2023 são: “A Vida são Dois Dias” (RJ/CE), de Leonardo Mouramateus; “As Linhas da Minha Mão” (MG), de João Dumans; “Cervejas no Escuro” (PB), de Tiago A. Neves; “Peixe Abissal” (RJ), de Rafael Saar; “Solange” (PR), de Nathalia Tereza e Tomás von der Osten; “Vermelho Bruto” (DF), de Amanda Devulsky; e “Xamã Punk” (RJ), de João Maia Peixoto. Todos eles vão ser avaliados pelo Júri Oficial e concorrem ao Troféu Barroco e a prêmios de parceiros da Mostra.

Em termos regionais, é um ano especial para o Rio de Janeiro, com três filmes na Mostra, a mais significativa presença do estado na seleção em todas as edições. Como é praxe na Aurora, o conjunto de 7 longas-metragens exibe distintas aproximações com a linguagem, alguns mergulhando mais radicalmente em suas propostas, outros construindo pontes e caminhos com determinadas tradições.

“Não há uma questão específica a unir os filmes, nem qualquer tipo de tendência, e sim experiências diferenciadas, que se relacionam àquilo que interessa a cada realizador e também ao ambiente e ao que eles optam filmar”, aponta o curador Francis Vogner dos Reis. Ele chama atenção para o grande número de diretores e diretoras que estiveram antes em Tiradentes, alguns deles com curtas-metragens exibidos na mostra Foco, casos de Leonardo Mouramateus (“Vando Vulgo Vedita”, codireção Andréia Pires, 2017), Tomás von der Osten (“Vó Maria”, 2011) e Nathalia Tereza (“A Outra Margem”, 2014).

OBSERVAÇÃO

Para a curadora Lila Foster, será interessante ao público e aos críticos perceber, na Aurora 2023, uma mistura entre a encenação, ou espaço de interpretação, e a observação. “Seria tentador recair no que poderíamos chamar de influências do gesto documental na ficção ou da construção da cena no documentário, mas acho que o que os filmes mostram vai um pouco além disso. Cada um vai propor o seu jogo”, define ela. Esse jogo surge nas maneiras como os filmes tratam seus materiais, seja se apropriando de imagens de arquivo, registrando corpos e gestos ou construindo ficções a partir dos choques no mundo.

JÚRI

Em 2022, o Júri Oficial  convocado a avaliar os filmes da Mostra Aurora é formado por Cristina Amaral, cineasta e montadora; Dácia Ibiapina, cineasta, diretora e professora; Ester Marçal Fér, pesquisadora e professora; Gabriel Albuquerque Silva, jornalista e pesquisador; e Luiz Carlos Oliveira Jr, crítico, pesquisador e professor.

Confira os filmes da Mostra Aurora em 2022:

• A vida são dois dias, de Leonardo Mouramateus (CE,RJ)

• As linhas da minha mão, de João Dumans (MG)

• Cervejas no escuro, de Tiago A. Neves (PB)

• Peixe abissal, de Rafael Saar (RJ)

• Solange, de Nathalia Tereza e Thomas von der Osten (PR)

• Vermelho bruto, de Amanda Devulsky (DF)

• Xamã punk, de João Maria Peixoto (RJ)

O Festival de Tiradentes

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 26ª edição de 20 a 28 de janeiro de 2023, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com