Cidades

Fabriciano ganhará Parque Ambiental na área Mata da Biquinha

FABRICIANO – Os fabricianenses ganharam um motivo extra para celebrar o Dia Mundial Meio Ambiente. Nesta segunda-feira, 5/6, a Prefeitura e Arcelor Mittal assinaram o termo de Comodato para a cessão da Área de Preservação Ambiental (APA) da Mata da Biquinha ao município para a construção do Parque Ambiental no local.

A assinatura do documento, na data simbólica, é um marco social e ambiental para a população da cidade, inclusive para as gerações futuras.

A proposta do município, já apresentada em audiência pública, é criar um Parque Ambiental dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Mata da Biquinha, única unidade de conservação dentro do perímetro urbano de Fabriciano, protegida pela Lei Municipal Lei 4.028/2015 com 362,5 hectares e vegetação nativa em regeneração e abrigo de pequenos animais silvestres trilhas, cachoeiras e nascentes.

“Para nós é motivo de alegria dar início aos trabalhos para viabilizar um Parque Ambiental, um ambiente estruturado e seguro para trilhas, caminhadas e educação ambiental”, resumiu o gerente de Meio Ambiente da Arcelor Mittal, Alberto Luiz Bernardo. “É um momento de orgulho, pois reafirma a parceria de longa data e reforça o nosso compromisso com o meio ambiente e sociedade como um todo”, completa a gerente de patrimônio da empresa, Natália Vieira.

Além de representantes da Arcelor, na solenidade estavam presentes secretariado municipal, membros do CODEMA, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Ministério Público Ambiental e do terceiro setor, como grupo de Escoteiros e a ONG Amigos da Biquinha.

PARQUE AMBIENTAL

O projeto do Parque Ambiental contempla 118 hectares, sendo 18 mil m² de área de convivência com espaços multiuso, de lazer, esportes e playground; banheiros; área de alimentação; viveiro; guarita; estacionamento; área administrativa, com salas para Polícia Militar, Bombeiros e Escoteiros e iluminação.

Para o viabilizar o projeto, o município já tem em caixa R$ 2,3 milhões via Fundo de Meio Ambiente. Agora, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação, trabalha nos detalhes finais do projeto. A licitação está prevista para o segundo semestre e o início das obras ainda para este ano.

“A realidade do Parque Ambiental se dá através da assinatura do termo de comodato com a Arcelor Mittal, no qual a Prefeitura passa ter a obrigação com a área. Hoje já temos condições financeiras para licitar o Parque Ambiental. Estamos trabalhando junto com a ONG Amigos da Biquinha, Conselho da APA, Codema e estruturando uma concessão para que todos os cidadãos de Fabriciano possam ter acesso à uma área de lazer com fomento ambiental e preservação”, detalha o gestor da pasta, Douglas Prado.

BIQUINHA PRESERVADA

O projeto do Parque Ambiental, amplamente discutido e construído há várias mãos, é bem recebido pela comunidade fabricianense em geral, em especial, pelos frequentadores da área e entidades ligadas à preservação ambiental. Este é o caso da Associação Amigos da Biquinha, ONG fundada há mais de 20 anos com o intuito de proteger a área de preservação da cidade.

“Estamos contentes com a assinatura do termo de comodato, pois viabiliza a construção do Parque Ambiental. E isso é um grande passo para utilização correta e preservação da área; não só por nós, mas para as próximas gerações. É um ganho de força ambiental e social, pois o Parque vai aumentar o número de usuários, de pessoas envolvidas, que gostam do local e dispostas a proteger e preservar o local”, conclui Fernando Mendes, presidente da Associação Amigos da Biquinha.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com