Economia

Expo Metal movimenta cadeia produtiva do Vale do Aço

Rodada de Negócios reuniu 8 indústrias âncoras, 44 fornecedores em aproximadamente 150 reuniões 

IPATINGA – A Expo Metal – 1ª Feira do setor metalmecânico do Vale do Aço reuniu nos dias 8 e 9/11, na sede da FIEMG, em Ipatinga, centenas de empresários, parceiros e fornecedores do segmento.

“É com grande satisfação que o Sindimiva juntamente com o Arranjo Produtivo Local – APL Metalmecânico do Vale do Aço, SEBRAE Minas, IEL e FIEMG promoveu a Expo Metal. Oportunidade de prospectarmos negócios, promovermos benchmarking, troca de experiências, exposição de produtos e serviços, enfim, potencializarmos parcerias e reafirmarmos o Vale do Aço como polo metalmecânico”, ressaltou João Batista Alves, presidente do Sindimiva.

Flaviano Gaggiato, da Fiemg Regional, e parceiros no evento

CONECTIVIDADE

Para o presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, a ideia é de inserir a Feira no calendário de eventos da entidade. “A Expo Metal é a efetivação de um ambiente de conectividade e interação com as diversas áreas das indústrias metalúrgicas, mecânicas e de material elétrico do Vale do Aço por meio de rodada de negócios, 22 expositores apresentando seus produtos e serviços, além da oportunidade de estreitar relacionamento com clientes e fornecedores”, pontuou.

Marlon Duarte, diretor-presidente do APL Metalmecânico reforçou que com a estruturação do APL e o apoio dos parceiros institucionais, o setor ganha cada vez mais posição de destaque no Brasil, principalmente por meio de eventos como a feira que dá visibilidade e oportunidades ao setor.

GUIA DE TENDÊNCIAS

“Que a Expo Metal proporcione, além de bons negócios, as transformações no processo industrial, como uma força motriz, fonte de inspiração e guia de tendências para potencializarmos nossas empresas”, destacou.

A abertura aconteceu na noite de terça-feira (8) e contou com três palestras: “Ternium e o Vale do Aço: Uma relação de longo prazo”, ministrada pelo diretor de comunicação corporativa da empresa, Roberto Gonzales. Américo Ferreira Neto, vice-presidente industrial da Usiminas, abordou as “Perspectivas de investimento da Usiminas para 2023” e Franz Brandenberger, adido comercial do governo do Canadá, apresentou “Oportunidades de Negócios entre o Canadá e o Vale do Aço”.

Franz Brandenberger, adido comercial do governo do Canadá, apresentou “Oportunidades de Negócios entre o Canadá e o Vale do Aço”

ECOSSISTEMA CANADENSE

Franz Brandnberger, adido do governo do Canadá, apresentou oportunidades de negócios para os diversos setores e ressaltou que Minas e Canadá têm muito em comum. “O Canadá é um dos melhores países para se investir em parcerias para pesquisas e desenvolvimento de produtos e soluções que podem ser aplicados no setor metalmecânico, mineração, energia, petróleo e gás, dentre outros, principalmente por já ter um ecossistema montado esperando por parceiros com potencial como os do Vale do Aço; além de ser o destino mais procurado pelos brasileiros nos últimos 15 anos para formação técnica, graduação e mestrado”, informou.  

Para o vice-presidente industrial da Usiminas, Américo Ferreira Neto, a Expo Metal vem contribuir para a aproximação das empresas âncoras com os fornecedores do Vale do Aço.

“Em seus 60 anos de operação, a Usiminas prioriza os fornecedores locais. Somente nos últimos dois anos, foram mais de R$ 500 milhões comprados de empresas daqui da região. Junto a esse relacionamento, apresentamos o projeto da reforma do Alto-Forno 3, junto a outras obras correlatas que a Usiminas irá realizar em 2023. Tudo isso deverá gerar empregos, desenvolver as empresas, gerar impostos e movimentar o comércio e prestação de serviços.”

RODADA DE NEGÓCIOS

A rodada de negócios aconteceu no dia 9 com a participação de oito empresas âncoras: ArcelorMittal Monlevade, Aperam, Cenibra, Usiminas, Bemisa, VLI, SMS Group e Ternium, além de 44 fornecedores e aproximadamente 150 reuniões realizadas em 3h30 de apresentação e negociação.

Ana Beatriz Duarte, compradora da Exiros, empresa do grupo Ternium, avaliou a rodada de negócios como positiva. “Recebemos diversos fornecedores com atuação forte no segmento industrial, alguns já fornecedores da Ternium, outros não, sendo assim, tivemos a grata oportunidade de inclui-los em nossa base de dados”, opinou.

Daniel Júnior dos Santos, diretor da DHD Indústria Mecânica, parabenizou a iniciativa do Sindimiva. “Participamos da Expo Metal como expositores e também da rodada de negócios, onde pudemos conversar com diversos compradores e trocar informações e contatos com os setores de suprimentos. Parabéns aos organizadores, que essa seja a primeira de muitas feiras para o nosso setor”, definiu.

Para Mateus Souza, analista de suprimentos da VLI a Expo Metal foi uma iniciativa importante e enriquecedora para as empresas. “O conteúdo e a qualidade dos palestrantes foram excelentes, além da oportunidade para networking e a impecável organização de todo o evento. Temos grandes expectativas de novos negócios para o desenvolvimento da nossa cadeia de fornecedores”, concluiu.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com