Economia

EFVM é premiada pela ANTT

Ferrovias, administrada pela Vale, foram premiadas pela agência

BH – A Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e a Estrada de Ferro Carajás (EFC) estão entre as ferrovias reconhecidas pelo prêmio Destaques 2023 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A premiação é dedicada às melhores práticas, projetos e iniciativas da infraestrutura rodoviária e ferroviária no Brasil.

A EFVM ficou em primeiro lugar em Segurança Viária, conquistando o melhor indicador com base na redução de acidentes, enquanto a EFC conquistou a primeira colocação em Gestão Interna e Desenvolvimento de Pessoas com o programa Carreira e Desenvolvimento de Mulheres.

“A Estrada de Ferro Vitória a Minas está, juntamente com a Estrada de Ferro Carajás, entre as ferrovias mais seguras do país. O prêmio Destaques é mais um reconhecimento dos nossos esforços e do investimento para aumentar a segurança das pessoas e de nossas operações”, diz Gildiney Sales, diretor da Estrada de Ferro Vitória a Minas. ​

SEGURANÇA FERROVIÁRIA

Com o objetivo de prevenir acidentes, diversos recursos tecnológicos são usados no monitoramento das operações da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Entre eles, destacam-se as passagens em nível automáticas, que são equipadas com câmeras; as locomotivas, que contam com equipamentos de bordo, como câmeras e registradores de eventos; e veículos como carro ultrassom e carro controle, que percorrem a linha férrea realizando medições e otimizando as manutenções preventivas.

Todas as informações são analisadas pelo Centro de Controle Operacional (CCO), em Vitória (ES), que gerencia a movimentação diária de dois trens de passageiros e, pelo menos, 60 tipos de produtos, entre minério de ferro, aço, soja, carvão e calcário ao longo de toda a ferrovia.

INVESTIMENTOS

A Vale também está realizando obras que aumentam ainda mais a segurança e a mobilidade urbana nas regiões por onde passa a ferrovia como parte dos compromissos assumidos na renovação da concessão em 2020, como viadutos rodoviários, passarelas, muros de proteção, além de cancelas automáticas. Até 2030, serão contemplados 28 municípios em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Frequentemente, a empresa realiza campanhas de sensibilização da população a respeito dos comportamentos seguros nas proximidades da ferrovia. Entre as orientações que são compartilhadas com os moradores de diversas cidades estão os cuidados ao atravessar a ferrovia, a necessidade de respeitar à sinalização e manter a distância segura dos trilhos.

MEIO AMBIENTE

A Estrada de Ferro Carajás e a Estrada de Ferro Vitória a Minas também receberam as melhores avaliações ambientais entre as ferrovias brasileiras, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A premiação ocorreu este mês.

O Índice de Desempenho Ambiental (IDA) foi criado em 2019 e é aplicado pelo órgão federal responsável pela concessão, fiscalização e regulação das ferrovias brasileiras. Este ano, a Estrada de Ferro Carajás obteve a pontuação 0,89 em uma escala de 0 a 1. Na sequência, está a Estrada de Ferro Vitória a Minas, com 0,88.

O indicador ambiental é formado a partir de quesitos como correta destinação de resíduos; reuso de água; controle de emissões; eficiência energética; relacionamento com moradores de cidades vizinhas às ferrovias; e iniciativas de conservação do meio ambiente.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com