Cidades

“Dia D” contra a pólio e sarampo neste sábado

O compromisso de pais e responsáveis é com a saúde das crianças neste sábado, em Ipatinga. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal irão funcionar em horário especial, de 8:00h às 17:00h, exclusivamente para o “Dia D” de vacinação. A ação marca o início da Campanha Nacional contra a pólio (paralisia infantil) e o sarampo.

Este ano, a campanha prossegue até o dia 28 deste mês e não haverá prorrogação. As crianças que por algum motivo não puderem ser imunizadas no primeiro dia da campanha devem ser levadas à sala de vacinas mais próxima de suas residências. Em Ipatinga, 16 unidades básicas oferecem o serviço de segunda à sexta-feira. Um segundo “Dia D” está programado para acontecer no quarto sábado deste mês, no dia 22.

Em Ipatinga, 15 mil crianças estão na faixa etária do público alvo da campanha. A dose da pólio é oral (gotinha) e voltada para crianças a partir dos seis meses até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já tríplice viral é injetável e deve ser ministrada em todas as crianças com idade entre um a cinco anos. A vacina também protege contra a rubéola e a caxumba. A cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95% do público alvo para ambas as campanhas.

OUTRAS VACINAS

Todas as vacinas do calendário básico infantil estarão disponíveis para a atualização da caderneta da vacinação. Daí a importância do pai ou responsável levar o documento das crianças. Na rede municipal de saúde são oferecidas 13 vacinas para este público. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) também já disponibilizam a dose contra a DTP para gestantes, entre a 27ª e 36ª semanas de gestação, e todas as demais para o público adolescente e adulto.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com